Músico Tom Nascimento apresenta um repertório autoral no Palácio das Artes

Cinthya Oliveira - Hoje em Dia
03/10/2014 às 08:05.
Atualizado em 18/11/2021 às 04:27
 (Iisrael Campos)

(Iisrael Campos)

Nascido em Belo Horizonte e criado em Santa Luzia, Tom Nascimento está com toda sua atenção voltada para a cultura e a história africanas. O resultado de suas pesquisas pode ser conferido no show “Sois África”, que o artista apresenta em primeira mão nesta sexta-feira (3), na Sala Juvenal Dias do Palácio das Artes.

No novo show, Tom Nascimento apresenta um repertório totalmente autoral, passando pelo R&B, o reggae, a música pop e, claro, muita influência da música africana. Além de músicas que assina sozinho, estão algumas parcerias, como “Talvez” e “Deixa Eu Tocar Seu Pandeiro”, ambas compostas com Ricardo Barrão – por sinal, a única música não autoral do show é justamente desse parceiro: “Senhora do Rosário”.

Mais uma vez, a afro-descendência foi o principal ponto de partida do artista. “Por se tratar da África que habita em mim, o show é o resultado de pesquisas, mas principalmente de vivências. Através de uma oficina minha, chamada de ‘O Olhar e o Espelho’ (ministrada em escolas) que trata de consciência étnica, brasilidade, afro-descendência e valorização do ser, fui desenvolvendo o repertório”, afirma Tom.

“Sois África” é um show que sucede a turnê de divulgação de seu primeiro disco solo, “Funk-Se, Rock-Se”. Seus planos para um breve futuro são viajar mundo afora com o novo show e desenvolver trabalhos de valorização da cultura negra – uma das ideias é a criação de um livro infantil.

Tom Nascimento foi vocalista da banda Berimbrown entre os anos de 2004 e 2006. Depois de decidir seguir carreira solo, foi um dos selecionados da primeira edição do programa Vozes do Morro e abriu a noite da festa de reinauguração do Mineirão, em dezembro de 2012. Também integra o projeto internacional Playing For Change.

Tom tem outros shows agendados este mês. Ele toca no Bar Jângal (rua Outono, 523, Cruzeiro), nos dias 11 deste mês e 1º de novembro. No Bar Gilboa (rua Piumí, 1772, Sion), tem apresentação marcada para o dia 18.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por