Termina, nesta quarta-feira (9), o 1º Festival de Talentos Amador Fectipa/MG. O evento será promovido a partir das 14h, no Sesc Palladium (rua Rio de Janeiro, 1046) e contará com a participação de cerca de 2 mil jovens. Os participantes vão disputar os títulos de melhor ator, atriz, cantor, dançarino e instituição destaque. Os vencedores receberão bolsas de estudos profissionalizantes nas categorias Teatro, Dança e Canto.
 
O Festival foi idealizado pelo Instituto Brasileiro de Educação para o Trabalho (ISBET) e é organizado junto com às entidades parceiras do Fórum de Erradicação e Combate ao Trabalho Infantil e Proteção aos Adolescentes de Minas Gerais (Fectipa-MG). Apoiado pela Superintendência Regional do Trabalho e Emprego de Minas Gerais (SRTE/MG), o evento é voltado para jovens participantes das instituições qualificadoras do Programa Jovem Aprendiz, que é desenvolvido, no Estado,  pela Regional mineira. 
 
De acordo com dados do Ministério do Trabalho e Emprego, de janeiro a dezembro de 2014  foram incluídos no mercado de trabalho 33.723 aprendizes a partir de ações fiscais empreendidas pela SRTE/MG. No primeiro semestre de 2015, esse número registrou a marca de 20.124. No ranking nacional, Minas Gerais destaca-se como o estado que mais inclui aprendizes no mercado de trabalho.