Marcelo Jeneci faz show de lançamento de novo álbum no Sesc Palladium

Bernardo Almeida
02/08/2019 às 08:50.
Atualizado em 05/09/2021 às 19:49
 (Divulgação / Marina Benzaquem)

(Divulgação / Marina Benzaquem)

A suavidade das melodias e da voz de Marcelo Jeneci retornam no álbum “Guaia”, que terá show de lançamento hoje à noite, no Sesc Palladium. É o mesmo local de lançamento do disco anterior, “De Graça” (2013), que rendeu a ele indicação ao Grammy Latino. O reencontro com o público belo-horizontino para inaugurar um trabalho é celebrado pelo artista, que firmou nome na cena musical com canções como “Felicidade” e “Pra Sonhar”.

“É a segunda ou terceira vez que faço esse lançamento em BH, que é sobretudo um lugar em que eu amo passar tempos, dias, horas, um povo que eu amo pelo jeito de acolher, tem um carinho generalizado, de muita ternura. Acho isso muito valioso porque é hora de ter ternura em dobro”, diz o cantor, convocando o público para fazer parte de um momento de apoio coletivo frente à angústia do momento político atual. “Sinto que a gente está passando por um período em que as coisas estão retrocedendo, não apenas no Brasil. E quando o mundo explode em dor, também explode em cor.

Quero encontrar um ponto de encontro imaterial com quem está na mesma que eu”. Um desses imperativos se faz presente já na primeira faixa, em que conjura a voz da cantora Ikashawhu, da tribo indígena do Acre Yawanawa, para em seguida frisar, em tom de mantra, que “é emergencial a gente se conectar com a terra”.

“Entreguei as estrofes para o poeta Paulo Neves, meu parceiro na música. Quando ele me entregou a letra era como se fosse a Terra falando em primeira pessoa. Daí optamos por um canto indígena em voz feminina”, conta Jeneci.

Gravada na frequência 432hz, “Emergencial” integra a proposta das dez canções de “Guaia” –traduzir em recursos sonoros o conteúdo das canções.

“Elaboramos uma equação da melodia com a palavra. Não há um instrumento musical que não tenha conexão com um sentido, oculto ou declarado. Queremos ilustrar o que a letra diz. Não conheço outra maneira de produzir”.

Guaianases

“Guaia” reúne composições de artistas como Chico César em “Oxente”, “O Seu amor Sou Eu”, com Luiz Tatit, e “Aí Sim”, escrita por Arnaldo Antunes e que teve videoclipe lançado em abril. O nome do álbum remete ao bairro Guaianases, periferia de São Paulo, onde Jeneci nasceu e cresceu. “É um local construído por guerreiros nordestinos que não tinha nenhum equipamento cultural e ainda não os tem, para poder embasar quem tem o sonho de viver da própria expressão”. 

Após o show em BH, ele leva o repertório neste fim de semana à capital paulista, onde se apresenta no Sesc Pompeia. Ingressos já esgotados.

SERVIÇO:
Marcelo JeneciShow de lançamento do álbum “Guaia”Sexta-feira (2) – 21h - Sesc PalladiumR. Rio de Janeiro, 1046 - CentroIngressos: R$ 50 (inteira) / R$ 25 (meia)

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por