(Divulgação)
SÃO PAULO - A editora Marvel tem tomado uma série de medidas nos últimos meses para se focar quase exclusivamente na venda de seus quadrinhos em formato digital, de acordo com o site especializado Good e-Reader. A empresa, que divide com a DC o domínio sobre a área nos Estados Unidos, parou há meses de vender suas HQs mensais para as livrarias do país, pois vendia mais edições digitais do que no varejo. Para o editor do site, Michael Kozlowski, a estratégia tem como objetivo maximizar os lucros, já que a empresa não tem que se preocupar com os gibis que não vendem e são mandados de volta ao distribuidor. Além disso, as versões digitais são mais fáceis de comprar e não ocupam tanto espaço físico para o público. O plano da Marvel envolve o desenvolvimento de um aplicativo próprio para venda e leitura de quadrinhos. Seus planos são integrar todas as divisões de quadrinhos na plataforma para "criar uma experiência única". A editora atualmente é a principal parceira do site de vendas de HQs digitais Comixology, que já negociou mais de 125 milhões de títulos desde 2009 - a maioria da Marvel -, mas não quer ficar dependente. O site especializado Bleeding Cool concorda com a análise sobre o aplicativo, mas afirma que as vendas de publicações em papel têm crescido nos últimos meses, enquanto a venda digital anda estagnada, o que pode diminuir o ímpeto da empresa em substituir totalmente as livrarias pela internet.