Maurizio Gallo mantém vivas as tradições da Itália em suas cantinas em BH

Frank Martins
25/10/2015 às 10:36.
Atualizado em 17/11/2021 às 02:12
 (Ricardo Bastos/Hoje em Dia)

(Ricardo Bastos/Hoje em Dia)

Há um ditado popular que reza: quem tem boca vai a Roma. O chef Maurizio Gallo pegou o caminho contrário e deixou a capital da Itália para vir saciar as bocas mais famintas pela tradicional e caseira comida italiana aqui em Belo Horizonte.

Formado em Ciências Contábeis, Maurizio foi parar entre as panelas e os temperos devido ao amor pelo ofício transmitido pelo pai, também um grande cozinheiro.

Por amor a Minas e suas montanhas – e a uma bella belo-horizontina –, Maurizio escolheu a capital. “Vim parar no Brasil e em BH por causa da minha ex-mulher. Eu a conheci cozinhando em Roma. Cheguei por aqui em 2004 e comecei a trabalhar com eventos particulares, sempre servindo pratos italianos. Mas chegou uma hora em que a vaidade falou mais alto, e com incentivo e apoio dos amigos, decidi abrir a primeira cantina, em 2009. No ano passado, ampliei a casa e abri a segunda unidade em Lourdes para atender à demanda que estava alta e a um público mais jovem”, conta Gallo.

Nas duas cantinas, Maurizio preza por servir pratos básicos e regionais da culinária italiana. De políticos a anônimos, a clientela que comparece às casas discretas e elegantes é cativa.

Para manter o padrão e a qualidade nos endereços, Gallo conta com dois chefs titulares italianos de forno e fogão.

O chef é bastante simpático, gosta de conversar com os clientes e, às vezes, chega a dar uma palinha no piano. Para acompanhar as deliciosas massas italianas, as cantinas começaram a ter uma reserva de vinhos.
 

Produzir em casa para fugir da crise

Para deixar o clima das cantinas mais italiano ainda, as paredes são cobertas com imagens tanto da Itália quanto de grandes nomes do país, como Sophia Loren e Marcello Mastroianni, e de times de futebol , como a da Roma - time de Maurizio.

Driblando a crise pela qual passa o Brasil, Maurizio preferiu voltar às origens e preparar vários produtos na própria casa.

“Hoje posso afirmar que 90% das massas utilizadas nas duas cantinas são de produção própria. Os cinco tipos de pães que servimos são feitos pelos nossos cozinheiros. Estou indo à Itália buscar uma nova máquina de fazer massas. Foi a forma que encontrei para evitar ter de demitir algum funcionário”, explica o proprietário.

Cozinha Mediterrânea

Entre os ingredientes que não podem faltar na cozinha dos restaurantes Maurizio Gallo, tomate pelado, azeite extra virgem, pão e amor são itens obrigatórios.

“Quando estamos longe de casa ficamos mais ligados às tradições italianas. No gosto brasileiro as massas são mais finas. Os brasileiros privilegiam mais o molho que a pasta. Foi algo a que tive que me adaptar”, conta Gallo.

 

 

 

COMO DEVER SER - Cerca de 90% das massas utilizadas nas duas cantinas Maurizio Gallo são preparadas de forma artesanal e nas próprias unidades, utilizando apenas farinha, ovos, azeite extra virgem e um pouco de água (Fotos: Ricardo Bastos/Hoje em Dia)

 



Receita

MASSA DE FETTUCCINE

Ingredientes
500 gramas de farinha
5 ovos
1 colher de azeite
1 copo com água

Modo de preparo
Em uma tigela média, junte a farinha e o sal. Faça um buraco na farinha, adicione os ovos com clara e gema e misture. Acrescente o óleo. A massa a se formar deve ser dura. Se necessário, acrescente 1 a 2 colheres (sopa) de água e mexa.
Em uma superfície levemente enfarinhada, sove a massa por cerca de 3 a 4 minutos. Com uma máquina de macarrão, ou a mão, abra a massa na espessura desejada. Use uma faca ou um cortador de pizza para cortá-la em tiras de acordo com a largura desejada.

MACARRÃO À CARBONARA ORIGINAL

Ingredientes
4 ovos
250 gramas de bacon em cubos
50 gramas de queijo parmesão
1 pitada de pimenta do reino
1 pitada de sal

Modo de preparo
Bata os ovos com a gema, pimenta, sal e o queijo ralado num refratário até formar uma massa uniforme e reserve. Em uma frigideira dourar o bacon e reservar. Coloque em uma panela cerca de 4 litros de água e adicione 2 colheres (sobremesa) rasas de sal quando começar a ferver. Junte a massa e deixe cozinhar por 5 a 7 minutos.
Após escorrer, junte a massa na panela do bacon com o fogo ligado
Desligue o fogo e misture a massa com os ovos
Servir quente

Dica
Nunca jogue os ovos direto na panela quente do macarrão, pois eles irão cozinhar demais e virar ovos mexidos. Fazendo do jeito explicado acima, os ovos cozinham o suficiente só com o calor do macarrão.


Harmonização
Vinho Borgo SanLeo Chianti
É um vinho extremamente macio, de taninos doces que fazem sobressair as notas florais
Preço: R$ 87



Cerveja Loba LagerDe cor dourada, tendo baixa fermentação e teor alcoólico de 4,8%, é uma boa opção para essa massa
Preço: R$ 14




Maurizio Gallo – São Pedro
Av. Nossa Senhora do Carmo, 860
Telefone: (31) 2555-5432
Celular: (31) 98849-0001

Maurizio Gallo – Lourdes
Rua dos Aimorés, 2.305
Telefone: (31) 2514-3020
Celular: (31) 99331-2000

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por