Michael J. Fox diz que mal de Parkinson o ajudou a mudar maneira de atuar

Folhapress
18/09/2013 às 16:14.
Atualizado em 20/11/2021 às 12:32

SÃO PAULO - O ator Michael J. Fox, diagnosticado com mal de Parkinson em 1991, interpretará um personagem que luta contra a doença num novo programa da TV americana. Em entrevista à revista "Rolling Stone", ele contou como sua maneira de atuar foi transformada pelos sintomas - possivelmente tornando-o um ator melhor.

"Eu tinha uma certa fluidez nos meus movimentos e no ritmo da fala da qual eu dependia", disse. "Me serviu bem, mas quando isso foi embora, eu descobri que havia outras coisas que eu poderia usar. A hesitação, a afetação do Parkinson, é uma oportunidade de pausar por um momento e me retomar como um personagem, e responder ao que está acontecendo, e isso me deu sobriedade. Me deu uma visão nova das coisas." O mal de Parkinson é uma doença degenerativa incurável que provoca tremores, esquecimentos e lentidão nos movimentos.

Aos 51 anos, Fox, eterno Marty McFly da trilogia "De Volta para o Futuro", viverá um âncora de TV que sofre da doença em "The Michael J. Fox Show", na emissora americana NBC. A estreia está marcada para o dia 26 de setembro nos Estados Unidos.

Segundo ele, o mal de Parkinson também ajudou-o a ser menos ansioso em sua atuação. "Eu costumava ficar muito nervoso, ficava sentado inquieto no camarim, pensando na próxima cena, 'o que eu vou fazer?' (...) Agora é só, 'ok, o que está acontecendo na cena?', e algo acontece, e eu reajo a isso. E, se nada acontece, eu não reajo."
   

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por