O universo particular de um Papai Noel pedófilo; uma travesti que vai até o hospital para ver morrendo o pai que a expulsou de casa; a epifania de um homem, sentado ao vaso, ao perceber uma borboleta pousar no banheiro. Narrativas de uma intimidade que não quer ser mostrada, episódios escondidos que vão da perversidade ao amor. Esses são alguns traços temáticos que amarram os textos de “Tudo Isto & Muito Mais”, primeiro livro de contos do mineiro Edmundo de Novaes Gomes. A publicação que estreia a editora do autor, Produções do Ó, será lançada nesta segunda-feira (5), no Bar da Esquina.

O livro traz 24 narrativas curtas cujos discursos lírico e ficcional são entrecruzados pelo autor, que tem trajetória transitante entre a academia, o jornalismo, a literatura e o teatro. “Tudo isto é o que a gente vive, o que machuca, o que nos empurra para frente e para trás neste mundo maluco. É um livro do politicamente incorreto, que mostra aquilo que não quer ser visto”, afirma Gomes. “São pequenas coisas do cotidiano, muitas vezes invisíveis, e que também falam daquilo que interessa ao ser humano de maneira mais profunda. Como o amor e as nossas resistências cotidianas”, completa.

Professor da PUC Minas, escritor e dramaturgo, Gomes lembra que, apesar de romances e peças teatrais publicadas, ainda não tinha lançado um compilado de contos. “Tive essa ideia, para ser o primeiro lançamento da editora, também porque não quero deixar as coisas que vejo passarem em branco. Tem um sujeito que diz que a gente escreve para ser escrito. Nesse sentido, eu conto histórias, trabalho com ficção, para me escrever no mundo”, reflete. “Acho que quando as pessoas fazem isso, de alguma forma recuperam a humanidade”. 

Sobre o título do livro – cujo caprichoso projeto gráfico é assinado por Mário Vinícius, com ilustrações de Giselle Vargas – o mineiro atenta para as entrelinhas. “Propositalmente, o ‘& Muito Mais’ fica no canto da capa, pequeno. Quer dizer, tem muito mais nesta realidade do que a gente pode explorar. Mas estas coisas tão escondidas”, finaliza. 

Serviço: O lançamento de "Tudo Isto & Muito Mais", de Edmundo de Novaes Gomes, acontece nesta segunda-feira (5), às 19h, no Bar da Esquina (rua Sergipe, 146 – Centro). A entrada é gratuita e o livro será vendido por R$29.