O show é anunciado como a turnê referente ao DVD “Muito Pouco Para Todos”, lançado no ano passado, mas Paulinho Moska alerta: o espetáculo apresentado nesta quinta-feira (29), no Sesc Palladium, é bem diferente daquele mostrado no vídeo.
 
Não apenas porque é impossível reproduzir uma apresentação tão diferente e interativa como aquela do DVD – em que cada música recebeu um tratamento visual e sensorial, com direito até a convite para que o público subisse ao palco para registrar imagens que depois seriam incluídas na edição.
 
“Naquela ocasião, tudo havia sido pensado para uma noite interativa. A partir do momento em que a gente gravou, sabia que não poderia reproduzi-lo. Então, decidimos fazer um show novo. Mexi no roteiro do show, deixei mais curto, com o essencial dos 20 anos de carreira solo, e mudamos os arranjos”, afirma Moska.
 
A postura no palco é a principal novidade do show que ele traz esta noite. Nas quatro primeiras músicas, Moska está sem o violão, experimentando uma liberdade corporal. “Reparei que nunca havia feito um show sem o violão. Mesmo com formação em teatro, eu não havia explorado ainda essa possibilidade. Dessa vez, começo o show como um Mick Jagger”, brinca Moska, adiantando que a sonoridade dessa apresentação deve estar mais “rocker”, com mais pegada e peso do que no DVD.
 
Dinâmico
 
A necessidade de buscar caminhos diferentes a todo momento é uma característica que Moska carrega em diferentes níveis de seu trabalho. Uma prova disso é sua incursão por outras artes, como teatro, cinema e fotografia. “Sou muito dinâmico, me sinto sempre em processo. Não há pausa na atividade de compor, que não é só escrever canção. Ela é apenas o fim de um pequeno processo que se inicia na última canção feita”, diz Moska.
“A criação está sempre em construção. Está relacionada a um olhar, a novas emoções, que vão desde cuidar de uma planta ou de um filho ou observar a rua”.
 
Paulinho Moska no Grande Teatro do Sesc Palladium (av. Augusto de Lima, 420). Hoje, às 21 horas. Plateias 1 e 2: R$ 40. Plateia 3: R$ 30