Mostra de cinema faz homenagem aos road movies

Cinthya Oliveira - Hoje em Dia
09/04/2015 às 22:09.
Atualizado em 16/11/2021 às 23:34
 (Divulgação)

(Divulgação)

Não à toa o nome da nova mostra do Cine Humberto Mauro ganhou o nome de “Sem Destino”. Dedicada aos road movies (aqueles com tramas desenvolvidas em estradas e viagens), a seleção reverencia o longa-metragem de Dennis Hopper que marcou a indústria do cinema.    Lançado em 1969, o filme de baixíssimo orçamento ganhou um incrível e inesperado sucesso de bilheterias ao combinar uma boa trama (que questionava sabiamente valores morais da sociedade americana) com ótimas cenas em diferentes pontos dos Estados Unidos. A partir dele, as filmagens em estradas passaram a ser cada vez mais frequentes na cinematografia independente, de baixo orçamento ou de arte.    Realizada entre esta sexta (10) e o dia 30 de abril, a mostra “Sem Destino” contempla o longa-metragem que lhe dá nome e outros 20 grandes obras do cinema filmadas em diferentes estradas. Na lista estão títulos de cineastas consagrados, como Michelangelo Antonioni, Steven Spielberg, Win Wenders, Bernardo Bertolucci e David Lynch.    O Cine Humberto Mauro fica no Palácio das Artes (av. Afonso Pena, 1537) e a entrada é gratuita para todos os filmes.    Para ver a programação completa, clique aqui.     - “Sem destino”, de Dennis Hopper (Easy Rider, USA, 1969) | 16 anos | 95’ Wyatt e Billy são motoqueiros que viajam pelo sul dos Estados Unidos. Após levarem drogas do México até Los Angeles, eles as negociam com um homem em um Rolls-Royce. Com o dinheiro, a dupla parte rumo ao leste, na esperança de chegar a Nova Orleans a tempo para o Mardi Grass: um dos carnavais mais famosos em todo o planeta.
      - “Zabriskie Point”, de Michelangelo Antonioni (USA, 1970) | 12 anos | 110’ Zabriskie Point é um retrato contracultural da América do Norte nos anos 60, na perspectiva de um jovem casal: Daria, estudante de antropologia que ajuda a construir uma cidade no deserto de Los Angeles, e Mark, que largou os estudos e é procurado pela polícia sob suspeita de ter assassinado um policial durante um tumulto estudantil.
      - “Profissão: Repórter”, de Michelangelo Antonioni (Professione: reporter, ITA-ESP-FRA, 1975) | 14 anos | 119’ David Locke, um jornalista televisivo, está no deserto africano preparando um documentário sobre as guerrilhas da região. Depois de ser abandonado pelo seu guia e ter seu veículo atolado na areia, ele entra em crise, se vendo cansado do trabalho, do casamento e da vida.       - “Cada um Vive como Quer”, de Bob Rafelson (Five Easy Pieces, USA, 1970)| 16 anos | 98’ Robert Eroica Dupea é um talentoso pianista clássico que atualmente trabalha em uma refinaria de petróleo. Ele mora num trailer com a namorada, a garçonete Rayette Dipesto. Quando descobre que seu pai está morrendo, Robert decide voltar para casa, levando Rayette.       - “Encurralado”, de Steven Spielberg (Duel, EUA, 1971) | 12 anos | 90’ Homem de negócios, dirigindo sozinho em uma estrada secundária, se vê perseguido por um motorista de caminhão. Depois de algum tempo, ele chega a conclusão de que aquele motorista pretende matá-lo.       - “Corrida sem Fim”, de Monte Hellman (Two-Lane Blacktop, EUA, 1971) | Livre | 102’ Piloto e Mecânico viajam pelos Estados Unidos em um Chevy 55, à procura de competições de corrida. Num posto de gasolina os dois - agora acompanhados de uma garota - conhecem G.T.O, homem tão viciado em velocidade quanto eles. Eles travam uma corrida até Washington e quem chegar primeiro ficará com o carro perdedor.       - “A Última Missão”, de Hal Ashby (The last detail, EUA, 1973) | 16 anos | 104’ Dois oficiais tem como missão levar um jovem marinheiro para a prisão, mas acabam se afeiçoando a ele. Antes disso, decidem mostrar para o rapaz os verdadeiros prazeres da vida.       - “Terra de Ninguém”, de Terrence Malick (Badlands, EUA, 1973) | 14 anos | 94’ Kit Carruthers é um jovem com problemas mentais aparentes, que mata o pai de Holly Sargis (sua namorada de 15 anos), pois ele não aprovava o relacionamento. Os dois fogem juntos para Montana, tornando-se criminosos famosos e caçados pela polícia de vários estados.       - “Espantalho”, de Jerry Schatzberg (Scarecrow, USA, 1973) | 14 anos | 112’ Em uma estrada da Califórnia Max (Gene Hackman) e Lion (Al Pacino), dois desconhecidos, se encontram. Max saiu da prisão recentemente, após ter cumprido uma pena de sete anos por assalto, e Lion é um marinheiro que passou seis anos no mar. O primeiro planeja ir para Pittsburg, onde sonha em abrir um lava-carros. O segundo deseja ver a mulher, que abandonou, e conhecer o filho de cinco anos.       - “Tragam-me a Cabeça de Alfredo Garcia”, de Sam Peckinpah (Bring me the head of Alfredo Garcia, EUA, 1974) | 12 anos | 112’ Alfredo Garcia engravida a filha de El Jefe, um latifundiário mexicano, que, indignado, oferece um milhão de dólares pela sua cabeça.       - “Paris, Texas”, de Wim Wenders (ALE-FRA-RU, 1984) | 16 anos | 147’ Um homem é encontrado exausto e sem memória em um deserto ao sul dos Estados Unidos. Aos poucos se recordando de sua vida, ele é acolhido pelo irmão Walt, que é casado com Anne. Com eles, vive também Alex, filho do homem sem memória, que aos poucos volta a se identificar com o pai.       - “Drugstore Cowboy”, de Gus Van Sant (USA, 1989) | 16 anos | 102’ Bob, companheiro de Dianne, lidera uma gangue de viciados em drogas que se mantém assaltando farmácias.       - “O Céu que Nos Protege”, de Bernardo Bertolucci (The Sheltering Sky, RU-ITA, 1990) | 14 anos | 138’ Logo após o final da 2ª Guerra Mundial Kit e Port Moresby, um casal de americanos que vive em Nova York, viajam para a África. Os dois esperam que novas experiências lhes dê um novo rumo na vida, reconstrua o amor e preencha suas vidas vazias, pois a relação está em crise e o casamento tende a acabar.       - “Thelma & Louise”, de Ridley Scott (EUA-FRA, 1991) | 16 anos | 130’ Louise Sawyer é uma garçonete mais velha e Thelma é uma jovem dona-de-casa. Cansadas da vida monótona que levam, as amigas resolvem deixar tudo para trás e pegar a estrada.       - “Assassinos por Natureza”, de Oliver Stone (“Natural born killers”, EUA, 1994) | 18 anos | 118’ Mickey Knox e Mallory Knox se uniram pelo desejo que um sente pelo outro e por amarem a violência. Eles mataram algumas dezenas de pessoas em 3 semanas, mas sempre deixam alguém vivo para contar quem fez os crimes.       - “Priscilla, A Rainha do Deserto”, de Stephan Elliott (“The Adventures of Priscilla, Queen of the Desert”, AUS-RU, 1994) | 16 anos | 104’ Duas drag-queens e uma transexual conseguem um contrato para realizar um show de drags em um resort em Alice Springs, uma cidade turística no remoto deserto australiano. Cada uma delas têm um motivo pessoal para querer deixar a segurança de Sidney. Elas vivenciarão o preconceito das pessoas e a solidariedade de alguns.       - “Dead Man”, de Jim Jarmusch (EUA, 1995) | 14 anos | 121’ William Blake é injustamente acusado do assassinato de uma mulher com quem se envolveu e do ex-marido dela, assim ele tem que fugir da cidade. Com uma bala alojada no peito e sendo perseguido, conhece um índio chamado Ninguém e, juntos, os dois vão começar uma jornada pelo oeste dos Estados Unidos, que mistura misticismo e realidade.       - “Uma História Real”, de David Lynch (The Straight Story, FRA-RU-EUA, 1999) | 16 anos | 112’ Um retrato lírico da real viagem de um homem através do coração da América. Filmado ao longo da rota de 260 milhas que Alvin Straigt percorreu em 1994, indo de Laurens, Iowa para Mr. Zion, Wisconsin, o filme conta as crônicas da odisséia de Alvin e das pessoas com as quais encontrou ao longo da travessia.       - “E Aí, Meu Irmão, Cadê Você?”, de Joel Coen e Ethan Coen (“O Brother, Where Art Thou?”, UK-FRA-EUA, 2000) | 12 anos | 106’ Everett Ulysses McGill, criminoso eloqüente e mesquinho, resolve fugir do trabalho forçado a que é submetido no Mississipi. Para isso, tem a companhia de Delmar e Pete, dois sujeitos desajeitados e perdedores.       - “E Sua Mãe Também”, de Alfonso Cuarón (“Y tu mama también”, México, 2001) | Exibição digital | 16 anos | 106’ Tenoch e Julio são dois adolescentes de 17 anos que são controlados pelos seus hormônios e desejam se tornar adultos rapidamente. Em uma tarde festiva eles encontram Luisa, uma garota espanhola 11 anos mais velha que eles e que é casada com o primo de Tenoch.       - “Diários de Motocicleta”, de Walter Salles (ARG-CHI-PER-BRA-EUA-RU-ALE-FRA, 2004) | 12 anos | 126’ Che Guevara era um jovem estudante de Medicina que, em 1952, decide viajar pela América do Sul com seu amigo Alberto Granado. A viagem é realizada em uma moto, que acaba quebrando após 8 meses. Eles passam a seguir viagem através de caronas e caminhadas, conhecendo novos lugares e pessoas.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por