O despertador tocou de um jeito diferente pelas ruas da Savassi nesta terça-feira (19). A partir das 6h30, quatro bailarinos acompanhados da Dixieland Ouro Preto  anunciaram a chegada da 5ª Horizontes Urbanos – Mostra Internacional de Dança em Espaço Urbano, que segue até quinta-feira (21) com vasta programação na capital. 
 
A alvorada “Acordar a Cidade Com Música de Dança” foi inspirada nas alvoradas de interior onde, em dias santos, bandas saem pelas ruas chamando – e acordando – os moradores para as celebrações. Na performance, os artistas percorreram o trecho entre as praças da Liberdade e da Savassi entre olhares curiosos de quem passava na região.
 
Além dos talentos mineiros que ocuparão maior parte da agenda, os estrangeiros marcam presença com a participação do dueto formado pelo francês Jerome Bel e pelo do tailandês Pichet Klunchun. Os dois se apresentam nesta terça-feira (19), às 15h, na Funarte MG (rua Januária, 68, Floresta). Por meio de coreografia, os artistas de países completamente diferentes discutem a nudez, a religião, o medo, a tradição.
 
De volta à Praça da Liberdade hoje, mas às 18h, a mostra traz a apresentação "Caminho Vertical/Horizontal", com o espanhol. Daniel Gómez. Às 18h20, no Edifício Maletta (av. Augusto de Lima, 233, Centro), o espetáculo "Se7 Aberto" será apresentado pelo Movasse Coletivo de Dança, de Minas Gerais.