Muitas opções para os fãs de música erudita

Hoje em Dia
09/08/2014 às 12:55.
Atualizado em 18/11/2021 às 03:43

Neste domingo (10), a partir das 11h, a série de concertos “Manhãs Musicais”, da Fundação de Educação Artística (rua Gonçalves Dias, 320), promove um encontro da música de câmara entre Brasil e Rússia. Em cena, o duo formado pelo pianista belo-horizontino Luiz Gustavo Carvalho e a violoncelista russa Svetlana Tovstukha. No concerto, duas da mais célebres obras compostas para cello e piano: a Sonata em sol menor, op. 65 de Frédéric Chopin e a Sonata em sol menor, op.19, de Sergei Rachmaninoff.

À noite, Svetlana tem outro compromisso: ela é uma das atrações do “Festival Internacional Artes Vertentes de Tiradentes”, que, apresenta, em parceria com o Museu da Liturgia, um concerto especial com a violoncelista às 19h. No programa, obras de Johann Sebastian Bach, Marin Marais, Jean Sibelius e Pablo Casals.

O concerto acontece no Museu da Liturgia (rua Jogo de Bola, 15, Centro). Ingressos: R$ 10 (alunos das ações educativas do Festival têm entrada gratuita).

Filarmônica

Também neste domingo, mas em BH, a música do Leste europeu toma conta da Praça Floriano Peixoto, às 11h. A Filarmônica de Minas Gerais interpreta, sob regência do maestro Marcos Arakaki, obras de três grandes compositores russos – Stravinsky, Shostakovich e Rimsky-Korsakov.

Do primeiro, será apresentado “Circus Polka”, peça fiel ao espírito circense, escrita para um número com elefantes. Do segundo, muito lembrado pelas sinfonias, a leve e colorida “Suíte de balé nº 1”. Do último, a “Fantasia sobre temas sérvios”, op. 6. Foi também inspirado pela Sérvia, seu país de origem, que Stanislav Binicki escreveu a Marcha no Drina, obra símbolo do patriotismo do povo sérvio. Do húngaro Béla Bartók, “Danças Folclóricas Romenas”, seis danças que evocam melodias tradicionais de seu país.

O Brasil também terá seu espaço, representado pela obra “Museu da Inconfidência”, de César Guerra-Peixe, compositor cujo centenário é celebrado este ano.

‘Série peter lund’

Já a Orquestra 415 de Música Antiga se apresenta neste domingo, às 11h, nos “Concertos Dominicais Peter Lund”. O evento, gratuito, será no auditório do Museu de Ciências Naturais PUC Minas (avenida Dom José Gaspar, 290, campus Coração Eucarístico).

Em Mariana, Elisa Freixo se apresenta no órgão da Sé, em evento também direcionado ao Dia dos Pais. Às 12h15, com ingressos a partir de R$ 28.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por