Museu da Inconfidência recebe mostra sobre a Guerra da Tríplice Aliança

Hoje em Dia
04/12/2015 às 10:05.
Atualizado em 17/11/2021 às 03:12
 (Reprodução/Janine Ojeda)

(Reprodução/Janine Ojeda)

O Museu da Inconfidência (Ibram/MinC) vai inaugurar a mostra 150 anos da Guerra da Tríplice Aliança: Distintas Visões às 20h desta sexta-feira (4) na Sala Manoel da Costa Athaide, Anexo I. Estarão expostos objetos, documentos e imagens vindos dos Museus Nacional de Belas Artes, Histórico Nacional, Casa de Benjamin Constant, Museu Imperial e Centro Cultural de La Republica Cabildo, do Paraguai.

A iniciativa faz parte do projeto de integração cultural que o Inconfidência está desenvolvendo com o país vizinho. A visitação é gratuita e ocorrerá de terça a domingo, das 10 às 18h, até 28 de fevereiro de 2016.

Entre os destaques estão diversas fotografias originais da época, que retratam detalhes do conflito armado ocorrido na América do Sul, de 1864-1870, entre o Paraguai e a Tríplice Aliança – Brasil, Argentina e Uruguai. É possível observar nas imagens a destruição e o ambiente hostil da batalha que massacrou cerca de 90% da população masculina paraguaia.

A reprodução da tela La Paraguaya (1879), do pintor uruguaio Juan Manoel Blanes, exemplifica as consequências e traz à tona a atuação das Residentas – mulheres sobreviventes que arcaram com a missão de reerguer a pátria política, social e economicamente.

SERVIÇO
Abertura da mostra 150 anos da Guerra da Tríplice Aliança: Distintas visões, com lançamento dos livros La Guerra del Paraguay en primera persona, testimonios ineditos (org.: Liliane M. Brezzo) e Agustín Barrios no país do sonho: A incrível jornada de um violinista paraguaio pelo Brasil, de Cyro Delvízio. Recital de violão com Cyro Delvízio, repertório Agustín Barrios.
QUANDO: 4 de dezembro de 2015, às 20h
ONDE: Sala Manoel da Costa Athaide, Anexo I do Museu da Inconfidência. Rua Vereador Antônio Pereira, 33, Centro Histórico.
CURADORIA: Margareth Monteiro, Janine Ojeda, Aldo Araújo e Eva Pereyra.
APOIO CULTURAL: Museus Nacional de Belas Artes, Histórico Nacional, Casa de Benjamin Constant, Museu Imperial, Centro Cultural de La Republica Cabildo, Prefeitura de Ouro Preto, Arquivo Público Mineiro e Consulado do Paraguai no Rio de Janeiro
VISITAÇÃO: Terça a domingo, 10 às 18h, de 4 de dezembro de 2015 a 28 de fevereiro de 2016.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por