O duo formado por Caetano Brasil (clarinete e saxofone) e Guilherme Veroneze (piano) se apresenta hoje no Museu das Minas e do Metal, dentro da programação do projeto “Ensaio Aberto”, a partir das 20h. A entrada é gratuita. No repertório estão composições autorais de Caetano e de outros nomes do choro contemporâneo como Pedro Paes, Anat Cohen e Maurício Carrilho. Versões dos grandes mestres do gênero como Pixinguinha, Laércio de Freitas e Radamés Gnattali também integram o setlist.
 
Amanhã, Caetano realiza workshop de improvisação na linguagem do choro, a partir das 14h. Informações e inscrições no link:
https://www.sympla.com.br/workshop-improvisacao-na-linguagem-do-choro-com-caetano-brasil__557429.
 
O clarinetista e saxofonista Caetano Brasil desenvolve um trabalho autoral extremamente contemporâneo ao juntar o choro, gênero tipicamente brasileiro, com o jazz, com a música folclórica oriental, com ritmos latinos e de outras culturas mundo afora. As composições dele fazem parte do repertório do Caetano Brasil & Grupo, quarteto de música instrumental que originou a formação do duo.
 
O objetivo dos músicos é explorar as diversas sonoridades que piano e clarinete possibilitam dando destaque para contracantos constantes, tão característicos do choro. É importante ressaltar a forma livre de tocar que o duo apresenta, o que permite valorizar os improvisos e dialogar com as novas possibilidades que o choro vem incorporando nos últimos anos e ainda pode incorporar no futuro.
 
Premiações
Em maio de 2019, Caetano Brasil foi premiado em dois concursos nacionais de música instrumental: 1º lugar no XVIII Prêmio Nabor Pires Camargo Instrumentista (Indaiatuba/SP) e também como “Melhor Instrumentista” do XIX Prêmio BDMG Instrumental (Belo Horizonte/MG).