Museu Inimá de Paula divulga calendário para 2013

Clarissa Carvalhaes - Do Hoje em Dia
23/10/2012 às 11:07.
Atualizado em 21/11/2021 às 17:28
 (Arquivo Hoje em Dia)

(Arquivo Hoje em Dia)

O Museu Inimá de Paula recebe na próxima sexta-feira (26), a exposição "Miguel e o Ornintorrinco", do artista plástico Miguel Gontijo. Trabalho que adentra 2013 – fica em cartaz até 13 de janeiro – dando o pontapé inicial ao calendário expositivo do próximo ano.

A partir de Gontijo, outros importantes nomes das artes visuais ocuparão o museu. Entre elas, está, a partir de julho, a dos traços gráficos e de clara inspiração geométrica do carioca Luiz Dolino.

Também ocupam o Inimá instalações, as aquarelas e cerâmicas sempre enigmáticas de Anna Paola Protasio (em novembro), Maria–Carmem Perlingeiro (em maio) e Luiz Stocler (março). Aos admiradores do trabalho do próprio Inimá, o museu apresenta desde já novas telas do artista mineiro (1918-1999).

Acrobacias

Se por um lado, o museu associa nomes importantes ao lado de artistas ainda sem histórica, a meta (em um futuro bem próximo) é atrair o "top" da arte nacional e internacional.

"Queremos trazer nomes consagrados mundialmente. Quem sabe os Impressionistas? Renascentistas? Sonhamos sempre", diz a diretora de curadoria do museu, Guiomar Lobato.

Até lá, a galeria reinventa-se e faz acrobacias diárias para manter, com eficácia, tudo a que se propõe oferecer. Das exposições citadas até o pagamento de funcionários.

Doações

Desde sua fundação, há pouco mais de quatro anos, o museu vive da doação de 53 empresas – uma tentativa de sustentar o espaço até que ele se torne auto-suficiente. Até agora, felizmente, a medida deu certo.

"Mas toda ajuda é bem vinda, e evidentemente, nunca é pouca", sublinha Guiomar. Das empresas que se propõem a serem uma das mantedoras do espaço é concedido o benefício de utilizar espaços da galeria, além de ter o nome vinculado a peças publicitárias e de divulgação.

Por ter ponto privilegiado e de fácil acesso – localizado na Rua da Bahia, no Centro – o Inimá de Paula recebe diariamente cerca de 90 visitantes espontâneos, além das mais cerca de 200 crianças que conhecem o espaço a partir do Projeto Arte Educação. Quer ser um doador? Informe-se no (31) 3213–4320.


Serviço

Museu Inimá de Paula (rua da Bahia, 1201, Centro). Terças, quartas, sextas e sábados das 10 às 19 horas; quintas das 12 às 21 horas e aos domingos das 12 às 19 horas. Entrada franca.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por