BRASÍLIA – Aos 10 anos de idade, a carioca Adriana Krause começou a levar a paixão das aulas de ginástica artística para a pista de patinação de um shopping na Barra da Tijuca. O interesse cresceu ao longo da adolescência, assim como a dedicação – chegando a treinar por oito horas seguidas.

Tanta dedicação foi recompensada há três anos, quando a garota passou por uma audição do Disney on Ice no Rio de Janeiro. “Em um dia eu estava assistindo ao espetáculo e duas semanas depois já estava acertando a minha entrada na companhia. Aquilo foi muito louco”, diz Adriana, a única patinadora brasileira em meio a 41 artistas que trabalham no espetáculo “Tesouros Disney”, que desembarca em Belo Horizonte no dia 18 de junho, após passar por outras quatro capitais.

Entre os colegas de Adriana, estão americanos, canadenses, finlandeses, húngaros e gente de vários países onde os esportes de inverno são populares – alguns, por sinal, com trajetórias nas Olimpíadas.

 

Na equipe do Disney on Ice, brasileira já viajou por 13 países em quatro anos

DEDICAÇÃO – Na adolescência, Adriana Krause chegava a ficar oito horas na pista de patinação (Foto: Ramon Asensi/Divulgação)

A demanda por esse tipo de espetáculo é tão grande que a Feld Entertainment tem oito produções viajando pelo mundo, cada uma com aproximadamente 90 pessoas envolvidas. As histórias tratam sempre do mundo Disney – em “Tesouros”, por exemplo, são mostradas esquetes de “Peter Pan” (foto acima), “Toy Story”, “Enrolados” e outros.

“Passei por 13 países em quase quatro anos. É muito interessante conhecer lugares diferentes e ter contato com tanta gente diferente. Mesmo que o espetáculo seja o mesmo, cada apresentação é única”, explica a patinadora de 22 anos, que antes do “Tesouros Disney” havia trabalhado em “100 Anos de Magia”.

Ginástica artística

A arte entrou na vida de Adriana durante a infância, com a ginástica artística. Por falta de interesse pelas competições, ela acabou se envolvendo com a patinação. Por sorte, pôde contar com a escola de Lucy Pastusiak, uma ex-patinadora polonesa do Holiday on Ice radicada no Brasil.

“Comecei pelo esporte, como uma forma de manter o peso. Mas chegou um momento em que eu não conseguia mais parar e chegava a ficar oito horas na pista de gelo. E queria aprender mais e mais e assistia a vídeos no YouTube para descobrir coisas novas. Brasileiro sempre dá um jeito de aprender”, lembra Adriana, que interpreta cerca de quatro personagens por espetáculo.

A intenção da artista é passar um bom tempo na estrada com a companhia e nem pensa em tentar uma competição olímpica. “Eu gosto é de patinar e ser atriz ao mesmo tempo. Mas quando parar, vou querer investir no Brasil”.

“Tesouros Disney” no Ginásio Mineirinho (av. Abrahão Caram, 1000), de 18 a 21 de junho. Quinta e sexta, às 19h30, sábado, às 21h, e domingo, às 11h. Ingressos de R$ 50 a R$ 200, à venda no ingressorapido.com.br

(*) A repórter viajou a convite da produção do evento.