Na hora de comemorar o aniversário, pais e profissionais da área inovam

Vanessa Perroni - Hoje em Dia
27/12/2015 às 08:32.
Atualizado em 17/11/2021 às 03:28
 (Frederico Haikal/Hoje em Dia)

(Frederico Haikal/Hoje em Dia)

Nada de festa em casa ou nos tradicionais buffets. Formato já consolidado em São Paulo e Rio de Janeiro, a Festa Book chegou em Belo Horizonte e já faz a cabeça de muitas garotas na hora de apagar a velas.

Ao som de hits de Katy Perry, One Republic e Taylor Swift e muitos cliques, a garota Maria Clara comemorou seu aniversário de 10 anos. A festa aconteceu no estúdio fotográfico de sua mãe, Ivna Sá. "Sempre disse para Maria Clara que, quando ela fizesse 10 anos, iria fazer uma festa com as amigas no estúdio. Foi um sucesso, tanto que isso virou um dos meus produtos", comenta a fotógrafa.

Nesse formato, o estúdio fotográfico se torna o palco da festa, no qual a aniversariante e amigas se produzem e posam para inúmeras fotos. "Elas vibram com o espelho, o camarim e o ar de independência, porque estão em uma festa sem os pais", comenta Ivna. Ah! Tem esse detalhe. Os pais só entram no estúdio na hora de soprar as velinhas.

Detalhes importantes

Caras e bocas e muitos acessórios fazem a alegria das pré-adolescentes. "Minhas amigas adoraram. E o mais legal foi brincar com os acessórios e plaquinhas de frases na hora das fotos", conta, empolgada, a garota, que pretende repetir a experiência ano que vem.  

A maior parte do público é formado por pré-adolescentes. "Sou mãe de duas meninas. Fiz essa festa, também, para a minha filha de seis anos e descobri que, com essa idade, não funciona muito", garante Ivna.  

A festa tem duração média de três horas, mas um ensaio individual é realizado antes do dia da comemoração. "A foto feita antes da festa entra na decoração, para deixar tudo com o estilo da aniversariante", explica a fotógrafa.

Investimento

O investimento nesse formato de festa gira em torno de R$ 3 mil, mas tudo depende do buffet e das lembranças escolhidas para a comemoração. As fotos são para a aniversariante, que pode presentear as amigas com as imagens. "Algumas amigas que foram ao meu aniversário agora querem uma festa igual. É legal também ter uma foto desse momento", afirma Maria Clara.

O projeto piloto que a fotógrafa Ivna realizou com a filha deu tão certo que gerou trabalhos afins. "Realizei outras festas desse estilo. E, para o ano que vem, já penso na possibilidade de levar essa festa na casa da pessoa", planeja.

Culinária

 


A oficina de culinária garante alegria aos pequenos na festa de aniversário (Foto: Corre Cotia/Divulgação)


Se as adolescentes têm seu momento pop star, recheado de cliques, os mais novos também contam com opções para fugir do trivial no hora de comemorar o aniversário.

Foi rodeada de livros e trabalhos manuais que a garota Nicole Borrelli comemorou seus 9 anos. A festa ocorreu na Livraria Corre Cutia, no bairro Cruzeiro, e contou com oficinas de arte e culinária. "A ideia era diversificar. Em buffet, você não consegue modificar muito o formato da festa", justifica a mãe de Nicole, a advogada Simone Borrelli.

Para ela, os brinquedos de espaços tradicionais já não despertam mais fascínio em crianças dessa idade. "Nesse formato, as crianças já vão sem os pais, pois têm uma certa autonomia. É uma festa com atividades voltadas para eles".

Com 16 amigas, Nicole fez tortinhas de limão na oficina de culinária, e curtiu a oficina de costura. "Fiquei surpresa com a receptividade delas em relação à oficina de costura", conta a mãe. "Hoje você compra tudo pronto. E elas ficaram concentradas nos bordados", explica.

Alternativa lúdica

Brincadeiras antigas, como a de pular elástico também fizeram sucesso. "É uma alternativa lúdica e divertida. A Nicole aproveitou muito mais do que se fosse em um buffet. E saiu da festa pedindo para comemorar nesse espaço novamente", conta Simone.

Em relação aos gastos, Simone compara. "Se você considerar proporcionalmente, em número absoluto é mais barato. Mas em relação ao número de convidados na festa, fica 'elas por elas'", avalia. No final das contas o que vale é inovar e garantir a diversão dos pequenos.

Pula corda

No melhor formato "MasterChef Junior" (programa adaptado e transmitido pela Band), as gêmeas Júlia e Luiza comemoraram seus 6 anos. A festa foi em casa, mas contou com a recreação das profissionais da Corre Cutia, que desenvolveram a oficina de culinária. Vestidas a caráter, as irmãs fizeram cupcakes, juntamente a 30 convidados. "Experimentamos os cupcakes e gostamos muito de pular corda", contam, alegres, as meninas.

Nada de eletrônicos, a ideia foi voltar ao passado. "Foi bom voltar aos velhos tempos e levar a recreação para casa. Nada de buffet infantil e eletrônicos", justifica a mãe das garotas, a enfermeira Juliana Chaves.  
"Esse ano, as crianças estavam envolvidas com o MasterChef Junior e adoraram", comenta a mãe.

Além da culinária, as crianças aproveitaram a oficina de biscuit. "Fizemos chaveiro de borboleta, coração, estrela...", contam, orgulhosas, sobre seus trabalhos manuais.  

As lembrancinhas da festa também foram temáticas. Os convidados levaram para casa um avental de chef, feito pela avó das aniversariantes, juntamente ao chapéu e a uma colher de pau. "Foi muito bonito ver as crianças entrarem nesse clima", derrete-se a mãe.

Juliana garante que as filhas aproveitaram cada minuto. "Tanto quanto em um buffet infantil. Ou mais", acredita. E sim, as meninas já têm mil ideias para as próximas festas - o tema "moda" é um dos que se sobressaem na lista.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por