Uma Kombi azul, no melhor estilo vintage, vem causando frisson pelas ruas de Belo Horizonte. Trata-se do primeiro food truck de brigadeiros da cidade, o Cadê Meu Brigadeiro?. A cada dia estacionado em um ponto diferente, o veículo retrô suscita expectativa em quem já conhece o produto. “Temos relatos de clientes que ficam ansiosos para saber a próxima parada”, conta uma das meninas por trás da iniciativa, Fernanda Galan.

Com um visual inspirado nos modelitos na década de 1950, que lembram pin-ups, as irmãs Galan (Fernanda e Mônica) oferecem 14 sabores do docinho, como o de limão, pistache, tradicional ao leite ou 70% cacau. Quem quiser fugir do tradicional, pode optar por panelinhas, copinhos e outras embalagens charmosas.

Toda essa história começou em 2011, quando Mônica desenvolveu uma receita que levava o puro chocolate belga e, mesmo assim, mantinha a consistência da delícia tipicamente brasileira. “Na época, minha irmã estava preparando sua festa de casamento e procurou um doce para substituir o bem casado. Acabou chegando no brigadeiro, fez um curso com um chef belga e deu tão certo que passou a receber pedidos”, relata Fernanda.

Daí, as moças passaram a comercializar o docinho sob encomenda (inclusive para restaurantes) até decidirem abrir uma loja. “Mas não queríamos um espaço convencional de shopping ou de rua. Foi quando descobrimos o food truck, que já era sucesso em São Paulo. Depois de muita pesquisa, montamos o nosso”, rememora Fernanda.

Rodando pela capital mineira desde o último dia 12 de outubro, o Cadê Meu Brigadeiro? faz sucesso por onde passa. “Tem quem nos pare no trânsito, em fila dupla, para comprar”, diverte-se Fernanda, que diz se sentir em uma grande aventura. Nem os gringos, zero acostumados a brigadeiros, resistem às delícias. “Ficam doidos com os doces. Um dos nossos produtos vem dentro de uma mamadeira em miniatura (foto ao lado), e teve um chileno que comprou e não sabia como comer, foi uma piada”, conta Fernanda, rindo dos vários casos que coleciona por onde passa.

Alguém aí falou em pão de mel, bolos, macarons?

Quem se depara com a charmosa Kombi Cadê Meu Brigadeiro? pelas ruas da cidade aprova a iniciativa. “É tudo muito bonitinho e bem cuidado”, diz a advogada Nathália Santos. “Conseguimos passar confiança com produtos fresquinhos e uma vitrine sempre limpa”, avalia Fernanda. O resultado? Quando começaram, as meninas vendiam em torno de 300 brigadeiros/dia. Hoje são mais de mil, números que se referem ao formato tradicional – há, ainda, a palha italiana (a de chocolate branco tem sido a sensação).

Outra novidade do território dos doces na capital mineira está fincada no bairro Cruzeiro: a Pão de Bel. O negócio de Isabel Pacheco e Guilherme Vasconcelos ocupava o segundo andar de um prédio em Lourdes, no qual a primazia era dada a encomendas. Agora, os sócios ocupam uma casinha charmosa dos anos 40 e o atendimento ao público passa a ser prioridade, através de café, brownies, brigadeiros gourmets e outras delícias. Mas sim, o carro-chefe segue sendo o pão de mel – ou o Pão de Bel. A receita data de 20 anos e Isabel garante que o sucesso se deve ao fato de não ser a tradicional (o doce é mais parecido com um bolinho). No Cruzeiro, o bom e velho cafezinho é um chamariz a mais. “Os clientes sempre pediam para acompanhar os doces, mas não tínhamos uma estrutura em Lourdes”, conta Isabel.

Já no Santa Tereza, é a Espetacular que se incumbe de fazer comer rezando. Quando a jovem Elisa Dayrell decidiu trocar a Medicina, na UFMG, pela Gastronomia, estava apenas confirmando sua paixão pelos doces. Ela, que já vendia doces no cursinho para ganhar um dinheiro extra, criou a Espetacular Doceria em 2011. Não bastasse, concluiu Administração de Empresas para complementar seu entendimento. No cardápio, bolos personalizados (o carro-chefe), tortas, bombons, lembrancinhas. A jovem já tem um novo desafio no horizonte: uma pós-graduação em doces, em uma universidade de Paris. Serão nove meses.

 

O mapa dos tesouros

... A Espetacular Doceria fica na Rua Capitão Bragança, 471 / 301, no Santa Tereza.

...A Pão de Bel fica aberta de 9h às 18h30 e, aos sábados, de 9h às 13h. O endereço é rua Outono, 578 A, Cruzeiro.

...O endereço de onde a Kombi Cadê Meu Brigadeiro? estará no dia é divulgado no facebook e instagram (cademeubrigadeiro)

 

* Colaborou Rafaela Alves, especial para o Hoje em Dia