Já está em clima de férias e disposto a curtir os eventos culturais de Belo horizonte e região? Pois saiba que nem é preciso reservar uma grande porcentagem do 13º salário para a diversão. Há opções interessantes e gratuitas para todos os gostos neste fim de semana.

Para quem gosta de eventos em espaços públicos e aprecia uma boa comida, tem o Circuito Sapucaí, o Circuito Gastronômico de Favelas e o Festival da Reforma Agrária. Para quem prefere programas ligados ao Natal, tem espetáculo no Memorial Minas Vale e apresentação da Orquestra Sinfônica de Betim.

Confira os destaques gratuitos do fim de semana e programe-se:

 

SEXTA (14)

 

Tapumes na Praça da Liberdade inspiram exposição

Aqueles belos tapumes que cobriam a Praça da Liberdade enquanto o espaço era reformado são tema da exposição “Mural Liberdade”, no MM Gerdau. Todo o processo de produção desse projeto foi registrado e agora o material audiovisual poderá ser conferido pelo público. O lançamento da exposição acontece nesta sexta-feira, às 18h, com uma roda de bate-papo conduzida pelos curadores Binho Barreto, Carol Jaued e Sara Moreno.
Onde: MM Gerdau - Museu das Minas e do Metal
Quando: até 31 de dezembro

 

Filmes de 1968 em mostra no Cine Santa Tereza

O Cine Santa Tereza exibe, até dia 21, a "Mostra Cineclube Comum: Brasil 68", com sessões comentadas de 12 filmes realizados no Brasil em torno do ano de 1968, quando foi decretado o Ato Institucional nº 5 (AI-5), expressão máxima de intolerância, autoritarismo e repressão da ditadura militar. Na programação deste fim de semana, estão obras destacadas de Leon Hirszman, Andrea Tonacci, Helena Solberg, entre outros.
Onde: Cine Santa Tereza (rua Estrela do Sul, praça Duque de Caxias)
Quando: até dia 21

 

MST promove festival no Parque Municipal

O Parque Municipal recebe o Festival Estadual da Reforma Agrária neste fim de semana. O evento tem o objetivo de mostrar a qualidade dos alimentos produzidos por famílias assentadas em acampamentos do Movimento dos Sem Terra (MST).
Onde: Parque Municipal Américo Renné Giannetti
Quando: sexta a domingo, das 8h às 22h

 

Música do Galpão inspira atividades

A música mineira vai inspirar o Ateliê de Cartões do Espaço do Conhecimento UFMG. A instalação terá trilha sonora dos espetáculos teatrais “Romeu e Julieta” e “A Rua da Amargura”, do Grupo Galpão, que promete inspirar os visitantes a criarem cartas ou cartões de Natal a partir de composições de grandes cantores do estado. Esse trabalho inspira a atividade Minas nas estrelas, em que visitantes constroem lindos cenários de estrelas e outros objetos astronômicos.
Onde: Espaço do Conhecimento UFMG (Praça da Liberdade)
Quando: sexta, às 19h

 

Crianças encontram a Patrulha Canina

As crianças que são fãs da Patrulha Canina poderão tirar fotos com os personagens neste fim de semana. Além de interagir com os personagens, a criançada pode entrar na viatura do Chase e acertar os distintivos com lançadores, no carro da Everest com uma central multimídia. Os encontros acontecem de hora em hora.
Onde: Shopping Estação BH (av. Cristiano Machado, 11833)
Quando: até domingo, entre 16h e 19h

 

Música e food trucks no Minascasa

O projeto “Na Calçada” realiza a última edição de 2018 nesta sexta, com um encontro de food trucks e apresentações musicais. O microfone é comandado pela cantora Fabíola Porto, que interpreta músicas de vários estilos, passando por samba, sertanejo e MPB.
Onde: Shopping Minascasa (av. Cristiano Machado, 3411, Ipiranga)
Quando: sexta, das 18h às 22h

 

Minas Shopping recebe feira de vinhos

O Minas Shopping realiza até dia 20 a primeira edição da feira de vinhos e espumantes "Minas Wine". O evento conta com vários rótulos nacionais e importados - de países como Argentina, Chile, Portugal, Itália, África do Sul, Estados Unidos e Austrália - a preços acessíveis. No sábado, às 11h, haverá curso gratuito de degustação. Interessados devem enviar um e-mail para sac@minasshopping.com.br ou ligar para (31) 3429-3500 (vagas limitadas somente para maiores de 18 anos).
Onde: Piso 2 do Minas Shopping (av. Cristiano Machado, 4.000, União)
Quando: segunda-feira a sábado, das 10h às 22h, e domingo, das 14h às 20h

 

SÁBADO (15)

 

Circuito Sapucaí tem feijoada e samba

O Circuito Sapucaí apresenta neste sábado a Feijoada da Salumeria, assinada pela chef Ana Motta. A animação será garantida pelo coletivo Balaio de Bambas, grupo criado em 2015 representando a união de sambistas e bandas tradicionais do gênero em Belo Horizonte. São mais de 30 músicos que fazem parte das bandas Magnatas do Samba, Oi de Gato, Joãozito e a Parceria, Obá Camafeu, Tradição e Pirulito da Vila. Haverá espaço kids com piscina de bolinhas, pula-pula e distribuição de mudas de feijão.
Onde: rua Sapucaí, 527 (em frente à Salumeria Central), Floresta
Quando: sábado, das 12h às 20h

 

Circuito Gastronômico de Favelas tem edição especial

O Circuito Gastronômico de Favelas realiza em dezembro uma edição especial de Natal na Barragem Santa Lúcia. Todo o lucro sobre as vendas dos produtos, que variam de R$ 10 a R$ 15, vai para os atores gastronômicos. Flávio Renegado, João Cavalcanti (RJ), Sombrinha (RJ), Manu Dias, Maurício Tizumba, Samba da Vera, DJ Cateb, Fernando Bento e Pé de Sonho (grupo destaque na cena infantil) se apresentam no evento. Entrada mediante doação de um quilo de alimento ou um brinquedo.
Onde: rua Murilo Moraes de Andrade (esquina com av. Arthur Bernardes), Santa Lúcia
Quando: sábado, das 13h às 20h, e domingo, das 11h às 20h

 

Cinema tem sessão para crianças autistas

O projeto "Sessão Azul" exibe o filme "Encantado". O evento traz um ambiente com luzes levemente acesas, o som mais baixo e o público livre, para atender a demanda de crianças com Transtorno do Espectro Autismo (TEA) e suas famílias. Para participar gratuitamente desta edição será necessário retirar o ingresso no site www.sympla.com.br. Serão disponibilizados quatro ingressos por família.
Onde: Cineart, Piso 3 do Boulevard Shopping (Av. dos Andradas, 3.000, Santa Efigênia)
Quando: sábado, às 11h

 

Laura Catarina faz homenagem a Vander Lee

Para homenagear o pai, Vander Lee, Laura Catarina retrata as faces do amor tão presentes na obra e no coração do artista morto em 2016. O repertório tem músicas autorais de pai e filha, com destaque para as canções “Românticos”, “Onde Deus possa me ouvir” e “Amor de pai”. No palco, a cantora estará acompanhada do pianista Gabriel de Mattos.
Onde: Espaço do Conhecimento UFMG (Praça da Liberdade)
Quando: sábado, às 17h

 

Evento promove encontro entre projetos engajados

Criada para fortalecer e ampliar redes de parceiros em comunidades periféricas da Grande BH, a Mostra Periferias em Rede vai proporcionar um encontro dos variados artistas, coletivos, agentes e grupos culturais que participaram das ações propostas ao longo do segundo semestre, agregando novos parceiros para o próximo ano.
Onde: Ong Contato (rua Pouso Alto, 175, Serra)
Quando: sábado, das 8h30 às 19h

 

Catas Altas realiza mais um evento gastronômico

Morro D'Água Quente, distrito de Catas Altas, recebe neste fim de semana o 3º Festival Sabores do Morro. Os visitantes vão poder apreciar diversos quitutes da culinária mineira, oficinas de culinária e asssitir a shows. No sábado, sobem ao palco os grupos Choro do Vale e Banda Ka2, enquanto no domingo se apresenta a banda Urbana 2.
Onde: ao lado da Igreja Senhor do Bonfim, no Morro D'Água Quente, distrito de Catas Altas
Quando: sábado, das 11h às 22h; domingo, das 10h às 18h

 

Campeonato Nacional de Slackline em Neves

Pelo segundo ano consecutivo, Ribeirão das Neves é sede do Campeonato Nacional de Slackline, o Neves Slack Cup. O torneio reúne na cidade os maiores nomes do esporte no Brasil para um dia inteiro de competições. O campeonato terá quatro categorias em disputa: iniciante, amador, feminino e profissional.
Onde: rua Ari Teixeira da Costa, 1500, Santa Paula, Ribeirão das Neves
Quando: sábado, a partir das 9h

 

Mostra sobre Burle Marx na Casa do Baile

A Casa do Baile inaugura a exposição "Moderno Jardim Brasileiro". Com curadoria de Cássio Campos e apoio do Escritório Burle Marx, ela contextualiza o jardim moderno brasileiro a partir da reprodução de projetos paisagísticos em fac símile. Um dos destaques é a exibição, pela primeira vez na cidade, de projetos de Roberto Burle Marx e das fases posteriores de seu escritório, incluindo projetos da Pampulha.
Onde: Casa do Baile (av. Otacílio Negrão de Lima, 751, Pampulha)
Quando: Abertura: sábado, às 10h. Visitação: de terça a domingo, das 9h às 18h

 

Fartura vai a Conceição Mato Dentro

A Plataforma Fartura – Comidas do Brasil realiza neste sábado a primeira etapa do Festival de Cultura e Gastronomia de Conceição do Mato Dentro. Para abrir a programação, o grupo Marujada da Cidade leva o som de violas, pandeiros e tambores, e depois é a vez da violinista Nath Rodrigues. As “Cozinhas ao Vivo” serão os pontos altos da programação, como o “tapa de cuadril”, do parrillero gaúcho Antônio Costaguta.
Onde: Mercado Municipal Maurílio Lages (Praça João Paulo, 7, Centro, Conceição do Mato Dentro)
Quando: sábado, das 14h às 20h

 

Movimento Soul convida público a dançar

Um tarde dançante. Essa é a proposta da apresentação do DJ Walter Soul, que apresenta um set inspirado na black music, principalmente soul e funk, acompanhado de dançarinos. Eles chamarão o público para entrar no ritmo, mostrando diferentes passinhos de dança.
Onde: Memorial Minas Vale (Praça da Liberdade)
Quando: sábado, às 15h30

 

Cãominhada pelas ruas do bairro Lourdes

O projeto Natal do Lourdes Brilha realiza várias ações em lojas do bairro. O destaque do fim de semana é a Cãominhada Solidária, reunindo pets e seus donos. A concentração acontece às 10h, em frente ao Hospital Veterinário São Francisco de Assis, e termina no restaurante OssO. A participação é condicionada à doação de 2 kg de ração para a ONG Toca dos Lobos.
Onde: Hospital Veterinário São Francisco de Assis (rua Espírito Santo 2.143)
Quando: sábado, às 10h

 

Crianças fazem concerto de flautas

O Museu de Ciências Naturais PUC Minas recebe os meninos da Orquestra de Flauta Sonoro Despertar para uma audição de Natal. O Sonoro Despertar é um projeto sociocultural desenvolvido com crianças e adolescentes da Regional Nordeste de Belo Horizonte. Trabalha a educação musical numa abordagem inclusiva, favorecendo a formação global da pessoa e a transformação social. O instrumento musical utilizado é a flauta doce.
Onde: Museu de Ciências Naturais PUC Minas (av. Dom José Gaspar, 290, bairro Coração Eucarístico)
Quando: sábado, às 15h

 

DOMINGO (16)

 

Brincadeiras nas avenidas Silva Lobo e Guarapari

O BH é da Gente – Savassi está de recesso, mas o projeto acontece normalmente na avenida Silva Lobo. Por lá, serão realizadas oficinas esportivas (espaço para a prática de atividades esportivas como peteca, badminton, basquete e ping-pong) e brincadeiras tradicionais. Já no BH é da Gente – Guarapari, haverá rua de lazer (brinquedos infláveis, camas elásticas, mesas de totó e oficina de pintura de rosto) e show da banda Travessia.
Onde: avenida Silva Lobo, entre as ruas Xapuri e Garret; avenida Guarapari, entre a avenida Portugal e a rua Deputado Salim Nacur
Quando: domingo, das 9h às 13h

 

Auto de Natal no Memorial Vale

"O Natal Existe?" Essa é a pergunta que a companhia Carroça Teatral fará ao público no domingo. A peça é um auto de Natal que traz reflexões sobre a data, questionando o comportamento das pessoas nessa época do ano, os valores que são exaltados, falando sobre o que realmente importa. Na história, um anjo aparece no pensamento de uma pessoa pobre e que não acredita no Natal, trazendo questionamentos sobre o que realmente está sendo comemorado.
Onde: Memorial Minas Vale (Praça da Liberdade)
Quando: domingo, às 11h

"O Natal Existe?"

"O Natal Existe?" é uma das atrações do Memorial Minas Vale

Feira Mercado.ria acontece no Cidade Jardim

A 9ª edição da Feira Mercado.ria, evento com amplo espaço de convivência que reúne em um mesmo lugar expositores de produtos artesanais, acontece na Casa Bernardi, com espaço para crianças, oficinas e atrações culturais. Quase 80 pequenos produtores criativos participam do evento.
Onde: Casa Bernardi (rua Conde de Linhares, 308, Cidade Jardim)
Quando: domingo, das 11h às 19h

 

Músicas de Natal pela Orquestra Sinfônica de Betim

A Orquestra Sinfônica de Betim fará uma apresentação especial no domingo, para celebrar o aniversário da cidade, com a presença do Coral Infantil da Sabra, formado por alunos surdos da escola municipal Raul Saraiva Ribeiro, que vão interpretar as canções em libras. No repertório, além de música clássica, o grupo vai interpretar canções natalinas.
Onde: Praça Milton Campos, Centro, Betim
Quando: domingo, às 19h

 

Então, Brilha! faz encontro na Serra

Para comemorar o encerramento do semestre da Escola Brilhante de Artes, o megabloco de Carnaval Então, Brilha! irá promover um “encontrão de fim de ano” dos grupos de bateria e canto. O encontro deve reunir em torno de 50 novos músicos, formados neste mês pelas oficinas promovidas pelo projeto.
Onde: praça do Cardoso, s/n, Aglomerado da Serra
Quando: domingo, às 10h

 

Contação de histórias no Boulevard

O Boulevard Kids encerra a programação de dezembro com contação de histórias, que buscam incentivar as crianças a soltar a imaginação.
Onde: Piso 3 do Boulevard Shopping, ao lado da Morana (av. dos Andradas, 3.000)
Quando: domingo, às 16h