De sexta-feira (24) a 20 de maio, o Espaço Cultural Vallourec recebe a exposição “Lumi-nescências”, do artista mineiro Mauro Silper. A entrada é franca, mas é necessário fazer o agendamento prévio da visita. A mostra reúne 26 obras inéditas. Com aplicação de tinta acrílica sobre tela e sobre cartão, retratam paisagens urbanas e naturais. Mesclando cores e nuances para criar sensações de ilusão, as telas apresentam detalhes e sutilezas que ressaltam a simplicidade natural das paisagens.
 
“Não há nada de vanguardismos ou construção cerebral de conceitos, apenas a ânsia de buscar o novo e alegrar os olhos”, conta o artista.
 
As obras imprimem as principais características do trabalho de Mauro: luminosidade, sensibilidade e sutileza. “Como o próprio nome aponta, em ‘Luminescências’ há uma presença forte da natureza e a sua transformação através da luz. Gosto da frase ‘a natureza sempre será o altar preferido da luz’ e, nestas obras, eu embarco nesta temática”, destaca.
 
Residente em Belo Horizonte, Mauro Silper tem obras em importantes coleções no Brasil e no exterior. Atualmente, cinco obras de sua “Série Belo Horizonte” integram o acervo do Museu Histórico Abílio Barreto.