Nossa Cultura lança biografia não autorizada do grafiteiro Banksy

Hoje em Dia
17/10/2013 às 18:16.
Atualizado em 20/11/2021 às 13:26

A biografia não oficial e totalmente não autorizada do grafiteiro Banksy já está à venda no Brasil.  A publicação é da Editora Nossa Cultura. O artista da identidade nunca revelada, continua sendo uma icógnita, tanto para o público quanto para a crítica, desde 1990 quando surgiram suas primeiras obras.

"Banksy – Por trás das paredes" foi escrito pelo jornalista Will Ellsworth-Jones. A intenção do autor é reunir diversas peças e mostrar como, no espaço de apenas uma década, alguém cujo trabalho era considerado por muitos como mero vandalismo, tornou-se uma espécie de tesouro da Grã-Bretanha.

 “Ele é o fora da lei que foi arrastado, relutante, mas reiteradamente, cada vez mais em direção ao sistema da arte. Ele é o artista que zombou tanto dos museus quanto das galerias de arte”, descreve o autor.

Atualmente as obras de Banksy são vendidas em leilões por centenas de milhares de libras. O artista foge dos holofotes, oculta seu verdadeiro nome, nunca mostra o rosto e concede entrevistas apenas por e-mail. Segundo o grafiteiro, o anonimato ele mantém para se proteger da lei e da ordem.

Em 2003, disfarçado com barba, sobretudo, lenço no pescoço, chapéu e portando uma grande sacola de papel, Banksy adentrou na galeria Tate, em sua cidade natal, Bristol. Passando direto pelos seguranças, ele caminhou calmamente até a sala 7, no segundo andar e, em um espaço vago na parede, quase que escondido, fixou o quadro que trazia na sacola.

A ação se repetiu em galerias de Paris, Nova York e Londres. Banksy “presenteou” também os museus Met e MOMA, em Nova York, nos Estados Unidos,  que o ajudou a tornar-se um grafiteiro conhecido internacionalmente.

Certa vez um entrevistador de uma rádio norte-americana perguntou a Banksy se ele fazia esse tipo de incursões sozinho. Ele respondeu: “Faço, sim, porque levar outras pessoas junto não é o tipo da coisa que se faz.”

Banksy já foi selecionado para a lista das 100 pessoas mais influentes do planeta, organizada pela revista Times, em 2010, ao lado de pessoas como o atual presidente dos Estados Unidos Barack Obama, o empresário Steve Jobs e a cantora Lady Gaga. Seu documentário Exit Through the Gift Shop (Saída Pela Loja de Presentes) foi indicado ao Oscar.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por