Um dos maiores clássicos do cinema mundial, o drama de guerra "Apocalypse Now", lançado em 1979, estará disponível a partir desta quarta (1º) na plataforma digital Belas à La Carte.

A versão que está sendo disponiblizada é a "Final Cut", fiel à proposta do diretor Francis Ford Coppola, com 49 minutos que foram excluídos na edição que chegou aos cinemas. 

O filme ganhou a Palma de Ouro no Festival de Cannes em 1979 e foi indicado ao Oscar em oito categorias, vencendo duas delas: Melhor Fotografia (Vittorio Storaro) e Melhor Som. Ganhou ainda três Globos de Ouro, entre eles o de Melhor Diretor.

A história se passa durante a Guerra do Vietnã, quando um jovem capitão americano recebe como missão procurar e assassinar um coronel,também americano, que se escondeu na selva e passou a comandar guerrilheiros no Camboja, onde é adorado como um semideus.

Partindo de uma livre adaptação do romance “O Coração das Trevas”, de Joseph Conrad, o longa-metragem entrou para a história como uma das produções mais tumultuadas de todos os tempos.

Os incidentes incluem um infarto sofrido pelo ator Martin Sheen, que foi afastado por semanas, e até a passagem do tufão Olga, que destruiu cenários e equipamentos, gerando mais atrasos e despesas, levando a produção orçada em 13 milhões de dólares a custar mais que o dobro. A

Após a conclusão da produção, vieram outros contratempos que fizeram com que seu lançamento fosse adiado por diversas vezes, enquanto Coppola reeditava o material infinitas vezes, levando o filme a esperar por três anos até chegar nos cinemas.

Marlon Brando também deu trabalho, chegando ao set sem ter se preparado, acima do peso e com a cabeça raspada por iniciativa própria. O elenco reúne ainda Robert Duvall, Frederic Forrest, Dennis Hopper, Harrison Ford, Scott Glenn e Laurence Fishburne.

A trilha sonora três canções presentes em cenas marcantes: "The End", do The Doors, "Susie Q", interpretada pelo Flash Cadillac, e Cavalgada das Valquírias, de Richard Wagner. “Satisfaction”, dos Rolling Stones.

Na plataforma, o filme não será lançado sozinho, juntando-se ao longa os documentários "Apocalipse de Um Cineasta", codirigido por Eleonor Coppola, companheira de Francis Ford Coppola, e “Dutch Angle: Fotografando Apocalypse Now”, de Baris Azaman.

Para se cadastrar acesse: www.belasartesalacarte.com.br. O valor da assinatura é de R$ 9,90 por mês.

Veja o trailer: