O 'camaleão' ganha homenagem em show coletivo e é referência em peça

Paulo Henrique Silva - Hoje em Dia
24/02/2016 às 07:27.
Atualizado em 16/11/2021 às 01:33
 (Luiz Costa)

(Luiz Costa)

As múltiplas facetas de David Bowie, morto no último dia 10 da janeiro, ganham nessa semana, em BH, uma espécie de tributo espontâneo. No Armsterdam Pub (Rua Major Lopes, 719) , por exemplo, músicos e bandas se unem para um show beneficente, nesta quarta-feira (24), a partir das 22h.

No CCBB BH, também a partir desta quinta (25), o criador de Ziggy Stardust – a figura andrógina que tomou conta do cenário musical na década de 1970 – é fonte de inspiração para a peça “Heróis: Uma Pausa Para David”, escrita e dirigida por Paulo Azevedo.

Somadas às homenagens que o “Camaleão” receberá nesta quarta-feira (24), durante a cerimônia do BRIT Awards, prêmio dedicado à música britânica, e no domingo, no Oscar, será uma semana para nenhum “bowiemaníaco” botar defeito.

A morte do artista, vítima de um câncer, pegou o mundo de surpresa. “Acordei com um gosto amargo na boca. Desde Kurt Cobain (vocalista do Nirvana, que se suicidou em 1994) não sentia uma perda assim”, registra o guitarrista Stefan Salej Jr., um dos idealizadores do show.

Por uma boa causa

A comoção, compartilhada com o amigo e cantor Daniel Lima, se transformou numa ação em causa nobre: 70% da renda serão revertidas para a Casa de Apoio Aura, instituição que dá assistência a crianças e adolescentes com câncer. Os outros 30% pagarão os custos da casa.

Assim que fez a convocação, Stefan recebeu “uma enxurrada” de interessados. “A seleção obedeceu um pré-requisito: tocar Bowie por prazer”, salienta. Mas algumas (bandas) foram além, estão ensaiando como nunca e já até pretendem incluir as músicas em seus repertórios.

 

SAMIRA ÁVILA - Atriz interpreta personagem em crise pessoal. Crédito: Breno Mayer/Divulgação

No teatro

A morte do “Camaleão” até poderia gerar mudanças no texto da peça “Heróis”, para aumentar a proximidade com o artista – mas o autor não mudou uma vírgula nessa volta aos palcos (a estreia do espetáculo, vale lembrar, aconteceu ano passado), como antecipa Samira Ávila, única atriz sobre o palco.

“É uma livre inspiração, calcada nos processos criativos de Bowie. Ele foi um cara antropofágico, um colecionador, como gostava de dizer, que recolhia diversas referências e fazia uma colagem única”, registra Samira, fã confessa da sabedoria do ícone para lidar com a fama.

Algumas das músicas do artista foram o motor da peça, mas Samira assinala que o objetivo não foi fazer uma homenagem. Resolveram, sim, pegar emprestado um ingrediente comum a vários artistas da época: a crise gerada pela busca por uma razão para seguir em frente.

SERVIÇO

“Heróis: Uma Pausa Para David” integra a programação da 42ª Campanha de Popularização do Teatro e da Dança. De 25 de fevereiro a 7 de março, quinta a segunda-feira, às 20h, no Teatro 1, do CCBB BH (Praça da Liberdade, 450).

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por