Nesta terça-feira (29), Dia Internacional da Dança, é também o último dia do “Projeto Mix Dança”, que acontece desde a semana passada no Sesc Palladium. Primeiramente, haverá a exibição do documentário “Mostra Figuras da Dança: Marilene Martins”, realizado por Inês Bogéa, gratuitamente, às 17 horas.

À noite, é a vez do Grande Teatro receber a apresentação do “Darmstadt-58”, com a coreógrafa baiana Ivani Santana.

O ponto de partida do espetáculo é o exercício de possibilidades de usar o corpo como instrumento sonoro. “A intenção é compreender que a dança pode ser feita em um corpo que também é sonoro. Essa pesquisa é resultado de uma articulação com tudo que vem sendo feito e estudado desde 1958 sobre ruídos, silêncio e novas possibilidades da composição musical”, explica Ivani Santana.

O título do espetáculo se refere a um importante encontro entre o videoartista Nam June Paik e o músico John Cage, que aconteceu em 1958, na cidade alemã Darmstadt. “Foi um grande evento entre grandes pensadores e músicos sobre questões que envolviam o que passou a ser designado, naquele momento, como música nova”.

Dialógos

Em “Darmstadt 58”, Ivani atua ao lado de dois músicos e um videoartista. Os instrumentos musicais e objetos usados promovem um diálogo com os sons oriundos da performance de Ivani, enquanto o videomaker transmite imagens em tempo real, evidenciando detalhes delicados, explorando outras maneiras de enxergar a interação entre corpo e sonoridade.

De acordo com Ivani, a pesquisa sobre o espetáculo nasceu no projeto “Embodied Varios Darmstadt 58” (EVD58), de 2012, patrocinado pelo Iberescena – Fundo de Ajuda para as Artes Cênicas Ibero-americanas, com a participação de artistas e grupos de diversos países ibero-americanos.

O projeto consistiu numa realização conjunta, utilizando a internet como meio de troca de informações para uma construção conjunta. Ivani foi a responsável pelo braço brasileiro da experiência por ter pesquisa focada em poéticas tecnológicas. O resultado do trabalho construído em rede foi apresentado em outubro do ano passado.

“Darmstadt 58” no Grande Teatro do Sesc Palladium (av. Augusto de Lima, 420, Centro). Nesta terça-feira (29), às 21 horas. Ingresso: 1kg de alimento não perecível ou R$ 10.