O projeto ‘Cenas Curtas’ festeja 15 anos no Galpão Cine Horto

Patrícia Cassese - Hoje em Dia
17/09/2014 às 07:37.
Atualizado em 18/11/2021 às 04:14
 (Ethel Braga)

(Ethel Braga)

São 15 anos de existência e o balanço, o melhor possível. “No seguinte sentido: o projeto, por si, tem o efeito de se multiplicar, não só em BH, como no Brasil inteiro”, diz Chico Pelúcio. O diretor do Galpão Cine Horto refere-se ao “Festival Cenas Curtas”, cuja edição especial “Meus Quinze Anos” terá início nesta quarta-feira (17), com sequência até domingo, dia 21.

Neste ano, a iniciativa recebeu nada menos do que 165 propostas de 16 estados brasileiros (atingindo as cinco regiões do país) e, ainda, uma oriunda da França. Deste montante, uma comissão selecionou 16.

Como de praxe, todos os dias, críticos, artistas e público se encontram para uma roda de conversa sobre as cenas apresentadas nos “Debates do Dia Seguinte”. Após as conversas, uma equipe de jornalistas vai abastecer a seção “No Calor da Cena”, no site do Galpão Cine Horto. Não bastasse, todos os dias, após as cenas, haverá um encontro no Bar do Festival, de viés descontraído. E, ainda, ao final, a “Festa de Encerramento”.

Mas não só. Entre os dias 26 e 28, acontece a “Temporada das Mais Votadas”. No cômputo geral, Pelúcio ressalta o efeito provocador da iniciativa. “Isso por si só já valida esse projeto, além da comprovação de que dele nasceram vários espetáculos interessantes. O “Cenas Curtas” também possibilitou o crescimento de vários grupos, e alimenta repertório de companhias”.

Para o Cine Horto, enquanto espaço, Pelúcio lembra que a iniciativa passou a ser a espinha dorsal de outras afins, como “Rascunho de Cena” e “Cena Espetáculo”. “E provocou um circuito de festivais desta natureza, em Manaus, Curitiba, Cabo Frio. Tem esse lado que é muito bacana, criou-se uma rede de festivais com essa cara, e a gente está tentando cada vez mais complexar as discussão. Na verdade, sem falsa modéstia, só tenho elogios”, ri. O número alto de inscrições espelha, ainda segundo ele, a consolidação do projeto. “Outra coisa que é legal é mistura de gerações presente esse ano. A gente tem nomes como a Wilma Henriques e alunos recém-formados, num intercâmbio saudável”.

“Cenas Curtas” – Galpão Cine Horto (rua Pitangui, 3.613, Horto). Quarta a sábado, às 21h. Domingo, às 20h. Ingressos: R$ 20 e R$ 10 (meia). Informações: 3481-5580 e galpaocinehorto.com.br


 

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por