Duas obras atribuídas ao artista espanhol Francisco de Goya foram roubadas em 1º de setembro em uma casa em Villanueva de la Canada, perto de Madri, informou neste sábado (26) o jornal El Pais. As obras roubadas são uma pequena pintura a óleo intitulada "El sueño de San José" e um desenho em tinta "Caricatura de cabezas", de acordo com o jornal espanhol.

A informação não pôde ser confirmada por fontes oficiais. "Os assaltantes provavelmente entraram (na casa) para roubar dinheiro, objetos de valor e joias (...). Eles viram as duas obras do gênio aragonês e as levaram", escreveu El Pais, citando a empresa especializada em recuperação de obras de arte Art Recovery Group, contratada pelo proprietário das telas.

A empresa lançou em 24 de setembro um apelo pelo Twitter com uma foto das duas obras roubadas. Os especialistas da empresa, citados pelo El Pais, estimaram o valor das duas obras em cerca de cinco milhões de euros.

Em 2001, ladrões roubaram 19 pinturas, incluindo duas obras de Goya, de propriedade do bilionário espanhol Esther Koplowitz de. A polícia conseguiu deter os ladrões e recuperar as obras.