A Casa de Música de Ouro Branco realiza, deste domingo (13) ao dia 19, a primeira edição do “Festival de Violoncelos”. “A intenção é cada vez mais promover atividades que unam o ensino musical e a difusão da música erudita no interior”, afirma Kênia Libanio, coordenadora da Casa de Música, acrescentando que o evento levará a Ouro Branco renomados profissionais, concertos diversos e oficinas. “Ou seja: envolve não só alunos, mas também a comunidade”.
 
O evento tem direção artística do violoncelista Matias de Oliveira Pinto, idealizador do projeto e professor de violoncelo na Universidade das Artes de Berlim e na Faculdade de Música de Münster. A intenção do festival é reunir alunos de várias partes do Brasil e do exterior em um grande encontro de violoncelistas de níveis musicais distintos.
 
Estarão presentes: Fábio Presgrave, Kayami Satomi Farias, Márcio Carneiro, Peter Dauelsberg, Abel Moraes, Cláudio Urgel, o grupo Udi Cellos, além das pianistas Risa Adachi e Viviane Taliberti e da violinista holandesa Theodora Geraets, que participarão de concertos e também ministrarão master classes. São convidados os grupos Udi Cello Ensemble e Clara Klaviertrio.
 
O concerto de abertura será amanhã, às 20h, no auditório do Hotel Verdes Mares, onde se apresenta o trio formado por Theodora Geraets (violino), Matias de Oliveira Pinto (violoncelo) e Viviane Taliberti (piano). No repertório, obras de Mozart, Villani-Cortês e Mendelssohn.
 
Já na segunda-feira, o público poderá apreciar, às 20h30, no mesmo local, o Udi Cello Ensemble, que tem coordenação do violoncelista Kayami Satomi.
 
O encerramento será no dia 19, sábado, às 20h30, na capela de Santana do Hotel Fazenda Pé do Morro. Além dos concertos, o “Festival de Violoncelos” oferecerá oficinas, master classes e palestras. 
 
Mais informações no site www.casademusica.org.