Outro quadro de Caravaggio chega à Casa Fiat de Cultura

Do Hoje em Dia
12/07/2012 às 11:02.
Atualizado em 21/11/2021 às 23:30
 (Casa Fiat de Cultura/Divulgação)

(Casa Fiat de Cultura/Divulgação)

A exposição “Caravaggio e seus seguidores”, cartaz na Casa Fiat de Cultura até dia 22 deste mês, receberá um novo quadro do mestre italiano. Impedida de embarcar ao Brasil às vésperas da abertura da mostra, dia 22 de maio, a obra San Giovanni Battista che nutre l’agnello (São João Batista que alimenta o cordeiro), de Caravaggio, teve sua vinda autorizada pelo governo italiano e chega a BH nos próximos dias.

Datada do século 17, a tela irá se juntar às outras seis obras de Michelangelo Merisi dito Caravaggio (1571–1610) e às 14 pinturas dos seguidores do mestre, os chamados Caravaggescos, que compõem a mostra, que já recebeu mais de 90 mil visitantes.

Assim como Medusa Murtola (1597) – obra também presente na exposição, e que, pela primeira vez, é exibida como legítimo Caravaggio –, San Giovanni Battista Che nutre I´Agnello é fruto das descobertas recentes em torno do artista, de quem, hoje, os especialistas sabem muito mais das técnicas e do processo criativo e executivo.

Segundo o curador da exposição no Brasil, Fabio Magalhães, a obra, que pertence a uma coleção particular e é atribuída a Caravaggio, está entre as variações recorrentes que o pintor fez sobre São João Batista. “Michelangelo Merisi realizou diversas pinturas sobre o tema, como por exemplo, o San Giovanni Battista, pintado em 1602, pertencente à Pinacoteca Capitolina de Roma. Nesta tela, San Giovanni Battista, também, aparece como pastor”.

Trata-se de um quadro “sintético” e “essencial”. Características como a formação do rosto do santo, largo, majestoso e circunfuso de sombras, ao invés de imerso na obscuridade, levam a crer que a obra faz parte da última fase do pintor, o que difere um pouco de suas obras mais sombrias.

Daqui, a mostra seguirá para o Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand (MASP), de 2 de agosto a 30 de setembro, e para o Museo Nacional de Bellas Artes, de Buenos Aires, de 23 de outubro a 15 de dezembro.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por