Não é preciso ter muito dinheiro para se divertir em Belo Horizonte e região. Há várias opções de eventos culturais gratuitos durante o fim de semana. Teatro, música, atividades educativas, gastronomia, circo… a programação atende pessoas dos mais diferentes gostos e idades.

Entre os destaques, estão o show especial “30 Anos de Música” no Grande Teatro do Palácio das Artes, a mostra “Arena 20 Anos”, a reabertura do Palácio da Liberdade e uma festa musical na Feira de Artesanato do Mineirinho.

Confira os eventos gratuitos do fim de semana e programe-se:

 

SEXTA (7)

 

Grande show em homenagem à música mineira

O BDMG Cultural realiza o show “30 Anos de Música”, com arranjos inéditos de Sergio Santos e Rafael Martini, em homenagem a grandes representantes da boa música que se faz no estado: Célio Balona, Flávio Henrique, Juarez Moreira, Nivaldo Ornelas e Toninho Horta. O evento conta com nomes destacados da música local, como Cobra Coral, Marina Machado e Coral BDMG.
Onde: Grande Teatro do Palácio das Artes (av. Afonso Pena, 1537)
Quando: sexta, às 20h

 

Mostra Arena em vários espaços de BH

Vários espaços culturais de Belo Horizonte estão recebendo a "Mostra Arena 20 Anos: Diálogos com a Cidade". O evento integra o processo de formação de alunos e alunas do ano de 2018 da Escola Livre de Artes – Arena da Cultura a partir dos cursos e oficinas realizados em 25 equipamentos públicos da capital. A programação completa está disponível no site www.pbh.gov.br/mostraarena. Entre os destaques, estão o espetáculo "Alice - Elogio ao Circo" (sexta, às 20h, no Teatro Marília) e "Asikatali - Não é tarde demais" (sábado, às 18h, na Funarte).
Onde: Vários espaços culturais
Quando: até dia 16 de dezembro

 

Músicas do Sudeste da Europa em recital

O violonista Filipe Malta apresenta recital com repertório originário de países do Sudeste da Europa. As influências da música folclórica, danças e ritmos tradicionais nas composições e arranjos para violão permeiam a apresentação, bem como o uso de afinações não tão usuais para o instrumento.
Onde: Conservatório UFMG (av. Afonso Pena, 1534, Centro)
Quando: sexta, às 19h30

 

Bazar reúne obras de 41 artistas plásticos de BH

O Galpão Paraíso está recebendo uma edição do Bazar Junta, com obras de vários artistas plásticos de Belo Horizonte. A curadoria e produção do Junta é dos artistas plásticos Baba Jung, Binho Barreto, Comum e Thiago Alvim. O bazar conta com 41 nomes.
Onde: Galpão Paraíso: Rua Cachoeira Dourada, 44, Santa Efigênia
Quando: sexta a domingo, das 10 às 20h. Até dia 16

 

Crianças posam com princesas de “Frozen”

Durante todo o fim de semana, as princesas do filme “Frozen”, Anna e Elsa, estarão no Shopping Contagem para tirar fotos com a criançada. Os encontros com as personagens serão gratuitos com vagas limitadas e controladas por pulseiras de acesso que serão distribuídas uma hora antes cada sessão. Serão oito sessões por dia, das 16h às 19h30.
Onde: Shopping Contagem (av. Severino Ballesteros, 850, Cabral, Contagem)
Quando: todo fim de semana, das 16h às 19h30

 

Alphaville inaugura Natal com música e bazar

O Natal Alphaville Lagoa dos Ingleses será inaugurado nesta sexta-feira. As comemorações de final de ano começam com a abertura do Bazar de Natal Alphaville, às 12h. Mais tarde, a partir das 19h, haverá a apresentação do Coral Canarinhos de Itabirito, queima de fogos de artifício, a presença confirmada do Papai Noel e, para coroar, a inauguração da iluminação de Natal. Nos dias 8 e 9, as comemorações continuam com mais música de Natal, com o Coral da Lagoa e a apresentação dos alunos da escola de música Ritmhar, respectivamente, além do Bazar, o Papai Noel e a iluminação de Natal, que fica até janeiro.
Onde: Gramado do estacionamento do Center V – Alphaville Centro Comercial (Nova Lima)
Quando: a partir desta sexta, às 12h

 

Coral apresenta canções natalinas em Betim

O coral infanto-juvenil da Fundação Artístico-Cultural de Betim (Funarbe), composto por 96 alunos dos Centros Populares de Cultura (CPC), de 4 a 17 anos, se apresenta nas escadarias da Casa da Cultura Josephina Bento, em Betim. Sob a regência do maestro Luís Carlos da Silva, o coral canta canções atuais e releituras de clássicos de Natal e da MPB.
Onde: Casa da Cultura Josephina Bento (av. Padre Osório Braga, 18, Centro, Betim)
Quando: sexta, às 19h

 

Presépio em homenagem ao Pipiripau

Natal sem presépio não é um Natal completo. Está em exposição, até dia 6 de janeiro, o Presépio Colaborativo da Casa Fiat de Cultura, construído com a participação do público e curadoria do artista plástico Leo Piló. A 4ª edição do projeto é uma homenagem ao Presépio do Pipiripau.
Onde: Casa Fiat de Cultura (Praça da Liberdade)
Quando: terça a sexta, das 10h às 21h, sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h

presépio casa fiat

Presépio colaborativo é atração da Casa Fiat de Cultura

 

Documentários no Santa Tereza

O MIS Cine Santa Tereza está apresentando a mostra "Retrospectiva Maria Augusta Ramos", com exibição de documentários assinados pela premiada diretora brasileira. Na sexta, serão exibidos “Seca” (17h) e “Justiça” (19h). No sábado, é a vez de “Morro dos Prazeres”, às 19h. Já no domingo, será apresentado “Desi”, às 17h.
Onde: MIS Cine Santa Tereza (Praça Duque de Caxias, Santa Tereza)
Quando: até domingo

 

Professor lança livro infantil

O professor do Colégio Marista Dom Silvério Vinícius Trindade Lopes de Moura lança o livro “Eclipse na Floresta”, da Aragem Editora. A história gira em torno de um eclipse que se forma no céu da floresta e, de repente, animais noturnos e diurnos não sabem mais se é dia ou noite. Todos saem das tocas ao mesmo tempo e se deparam com outros bichos que, até então, eram criaturas desconhecidas.
Onde: Colégio Dom Silvério (rua Lavras, 225, São Pedro)
Quando: sexta, às 19h

 

Mostra de cinema homenageia Glauber Rocha

Glauber Rocha, principal nome do Cinema Novo brasileiro, é homenageado com uma mostra no Cine Humberto Mauro, que celebra 40 anos. Além de 17 longas e curtas produzidos pelo cineasta, a mostra contará com a exibição de sessões estrangeiras que dialogam com as obras de Glauber. Programação completa aqui.
Onde: Cine Humberto Mauro – Palácio das Artes (av. Afonso Pena, 1537)
Quando: até dia 23 de dezembro

 

SÁBADO (8)

 

Palácio da Liberdade é reaberto

O Palácio da Liberdade será reaberto ao público neste sábado, com visitas guiadas. O acesso será permitido somente com hora marcada e o número de pessoas por grupo é limitado. A visita interna tem a duração estimada de uma hora, com grupos agendados de 30 em 30 minutos. Todas as inscrições e agendamentos devem ser feitos online pelos sites www.circuitoliberdade.mg.gov.br ou appa.art.br/palaciodaliberdade. Pessoas que não seguirem esse procedimento online e se apresentarem na portaria terão sua visita condicionada às vagas disponíveis.
Onde: Palácio da Liberdade (Praça da Liberdade)
Quando: aos sábados e domingos, das 9h às 15h

 

Orquestra apresenta "Arca de Noé"

A Casa de Música de Ouro Branco preparou um concerto especial com a Orquestra de Câmara e o Coral Infantil, que será apresentado em Belo Horizonte. Os grupos apresentam novos arranjos (escritos por André Reis) para a “Arca de Noé”, projeto de Vinícius de Moraes que ainda encanta muitas gerações.
Onde: MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal (Praça da Liberdade)
Quando: sábado, às 16h

 

MPB no Circuito Cultural Pampulha

O cantor e compositor Henrique Lucca é a atração do Circuito Cultural Pampulha neste sábado Dentro do repertório estão músicas autorais e releituras de clássicos da Música Popular Brasileira. Com mais de 12 anos de carreira, Henrique se apresenta por casas de shows e bares de Belo Horizonte, tendo como influência grandes ícones da MPB, como Lenine, Zé Ramalho e Djavan.
Onde: Espaço Argos (rua Palermo, 1246, Bandeirantes)
Quando: sábado, às 18h

 

Memorial recebe feira de artes

O Memorial Minas Gerais Vale recebe a "Feira do Memorial - Arte e Design em Presentes Criativos". Estarão expostos produtos criativos, vendidos diretamente pelos artistas que os produzem. Entre eles, fotografias e roupas criadas a partir de fotos de alguns dos espetáculos clicados por Guto Muniz e aquarelas de Beto Eterovick, além de artesanato e produtos para casa produzidos por tecelãs de Senhora do Carmo, Itabir.
Onde: Memorial Minas Vale (Praça da Liberdade, 640)
Quando: sábado, das 10h às 17h30, e no domingo, das 10h às 15h30

 

Praça de Mariana tem noite circense

Em homenagem ao Dia do Palhaço, comemorado dia 10 de dezembro, o Circovolante anuncia a sexta e última edição do ano do projeto "Noites Circenses", em Mariana. A programação se inicia com a participação do Coral Infanto-juvenil Monsenhor Rafael Coelho. Na sequência, os palhaços Xinxin e Juaneto, do Circovolante, sobem ao palco e convidam Liz Monteiro e seus bambolês, o palhaço Vinagre, a Cia. Circunstância e o Quinteto Volante.
Onde: Praça Gomes Freire (Jardim), Centro, Mariana
Quando: sábado, das 18h às 21h

 

Livro sobre festa do Rosário é lançado

O livro "Festa do Rosário do Serro", da historiadora Márcia Clementino Nunes, será lançado neste sábado e ilustra em imagens e texto a complexidade da fé dos negros escravos na Nossa Senhora do Rosário, uma santa de tradição cristã e branca, que se transformou em protetora dos pretos de Minas Gerais. Com imagens de Miguel Aun.
Onde: rua Padre Odorico, 38, Savassi
Quando: sábado, das 10h às 15h

 

Oficina exercita jogos teatrais para crianças

As crianças são convidadas a deixar de lado a timidez na oficina Jogos Teatrais. A partir de metodologias lúdicas, os participantes vão descobrir um pouco sobre o universo do teatro e seus elementos. A classificação etária é de a partir de 5 anos. O número de vagas é limitado a 15 pessoas.
Onde: Espaço do Conhecimento (Praça da Liberdade)
Quando: sábado, às 15h

jogos teatrais

Crianças apresendem técnicas do teatro na oficina Jogos Teatrais

 

Atividade realiza caça ao tesouro em museu

Neste sábado, a exposição “Demasiado Humano” vai se transformar no palco de uma caça ao tesouro! Fantasiados e carregando lupas e mapas, os visitantes vão percorrer todo o museu, em busca de pistas, na atividade Perdidos na Ilha do Conhecimento. A ação passa por vários temas abordados na exposição, como a pré-história, as grandes navegações, a geografia humana e a escrita.
Onde: Espaço do Conhecimento (Praça da Liberdade)
Quando: sábado, às 18h

 

Festa da Paz Gourmet em Betim

Neste sábado, Betim recebe a Festa da Paz Gourmet, evento organizado pela Associação de Proteção à Maternidade, Infância e Velhice (Apromiv). A proposta é unir o público em uma grande confraternização de fim de ano e arrecadar recursos financeiros para as entidades beneficentes do município. Haverá gastronomia, apresentações musicais e rua de lazer. A entrada será garantida com a doação de 1 kg de alimento não perecível e, para o estacionamento, de 1 litro de leite de caixinha.
Onde: Parque de Exposições David Gonçalves Lara (Rua do Rosário, Angola)
Quando: sábado, das 10h às 19h

 

DOMINGO (9)

 

Programação musical variada na Feira do Mineirinho

A tradicional Feira de Artesanato do Mineirinho recebe uma programação musical variada neste domingo. Sobem ao palco as bandas Retrô BH, Auder Jr. & Blues Friends, Diga Lá e Vira e Mexe, além do cantor Camaizar e da dupla sertaneja Jhonny Marcos e Maurinho.
Onde: Feira de Artesanato do Mineirinho (avenida Antônio Abrahão Caram, 1000, São José, Pampulha)
Quando: domingo, das 10h às 18h

 

André Limão se apresenta em parque

O baterista André “Limão” Queiroz realiza mais uma apresentação da temporada dedicada aos seus 30 anos de carreira. Dessa vez, ele mostra composições novas junto a outros músicos destacados da cena instrumental belo-horizontina.
Onde: Parque Ecológico e Cultural Professor Marcos Mazzoni (rua Deputado Bernardino de Sena Figueiredo, 1.022, Cidade Nova)
Quando: domingo, às 11h

 

Crianças aprendem sobre crenças e mitologia

Cada sociedade uma enxerga a origem do universo e da humanidade de uma forma distinta. Seja pela via científica ou mitológica, são várias as crenças: um paraíso habitado por Adão e Eva, a evolução das melhores espécies ou uma galinha que, ao ciscar um punhado de terra em cima da água, é capaz de criar a superfície terrestre. Essas e outras narrativas serão exploradas na “Contação de Histórias nas Cosmogonias”.
Onde: Espaço do Conhecimento (Praça da Liberdade)
Quando: domingo, às 15h

 

Concerto apresenta composição do século 16

O grupo Canção das Iluminuras fará concerto com a “Sobre las voces musicales”, do compositor clássico Cristóbal de Morales, neste domingo. Nessa apresentação será inaugurado o órgão positivo da companhia, o Clerigus, modelo baseado na iconografia do século 16, construído pelo organeiro paulista Ricardo Clerice.
Onde: Espaço Dom Helder/EMGE, na Escola Dom Helder Câmara (Rua Álvares Maciel, 628, Santa Efigênia)
Quando: domingo, às 16h

 

Crianças produzem seus cartões e enfeites natalinos

No Boulevard Kids deste domingo, as crianças vão exercitar a criatividade na oficina artística "Cartões e Enfeites Natalinos". Vai ter muito material para dar vida à imaginação, como papel colorido, EVA, cola, tesoura, lápis de cor, giz de cera, fitas, algodões e enfeites.
Onde: Piso 3 do Boulevard Shopping, ao lado da Morana (av. dos Andradas, 3.000)
Quando: domingo, às 16h

 

Papai Noel na Savassi

Papai Noel estará no BH é da Gente – Savassi neste domingo. Além de contar de brincar na rua de lazer (com brinquedos infláveis, camas elásticas, mesas de totó e oficina de pintura de rosto), as crianças poderão tirar foto com Papai Noel entre 10h e 12h. Haverá ainda circuito de bike e apresentação da Banda da Guarda Municipal.
Onde: Trechos das avenidas Cristóvão Colombo e Getúlio Vargas, Savassi
Quando: domingo, das 9h às 13h

 

Rua de lazer na Silva Lobo

No BH é da Gente – Silva Lobo, haverá rua de lazer (espaço para recreação com equipamentos de rua de lazer como brinquedos infláveis, camas elásticas, mesas de totó e oficina de pintura de rosto) e brincadeiras tradicionais ( espaço destinado às práticas de brincadeiras tradicionais como peteca, corda, badminton e jogo da amarelinha).
Onde: avenida Silva Lobo, entre as ruas Xapuri e Garret
Quando: domingo, das 9h às 13h