Para matar as saudades do talento de Amelinha

Hoje em Dia
21/05/2015 às 08:09.
Atualizado em 17/11/2021 às 00:09
 (Divulgação)

(Divulgação)

“A música exprime a mais alta filosofia numa linguagem que a razão não compreende”. O sentido da frase, de Schopenhauer, parece ter sido plenamente captado pela cantora Amelinha, que apresenta nesta quinta-feira (21), no Teatro Bradesco, o show “Janelas do Brasil”, com a participação mais que especial do maranhense Zeca Baleiro.

Os dois amigos cantarão juntos, para citar um exemplo, “Asa Partida”, de Raimundo Fagner, além de “Flor da Paisagem”, de Robertinho de Recife & Fausto Nilo. Mas surpresas também são aguardadas – alguns duos estão sendo mantidos em segredo de estado. O que já se pode adiantar é que Zeca Baleiro terá um set exclusivo. Haja ansiedade para os fãs do músico, que, por sinal, já morou na capital mineira.

Amigos e parceiros

A cantora cearense conta como surgiu a parceria entre ela e Baleiro: “Nunca foi segredo que ele nutria uma admiração pelo meu trabalho, eu só não sabia a dimensão dela. Ele me contou que tem todos os meus discos e LPs – e ainda por cima, tem três de cada”, conta, entre risos.

Mas a admiração da cantora por Baleiro, vale dizer, também é grande. Ela conta que o conheceu através de uma parceria entre ele e Chico César (outro amigo de Amelinha). “E daí fui acompanhando o modo com que faz música, trazendo sempre novidades de uma outra geração que ele absorve com muita individualidade, e uma percepção do mundo muito interessante”. E foi inevitável gravar uma música do agora amigo e parceiro. Na segunda faixa do álbum “Janelas do Brasil”, pode-se, pois, ouvir “O Silêncio”, de Zeca.

‘Foi deus quem fez você’

Em 2016, Amelinha comemora quatro décadas de carreira, durante a qual fez muita gente dançar ao som de “Frevo Mulher” (do ex-marido Zé Ramalho) – também gravada pelo Pato Fu, em versão elogiada pela cantora.

Outros sucessos foram “Foi Deus Que Fez Você” (Luiz Ramalho) e “Mulher Nova Bonita e Carinhosa Faz o Homem Gemer Sem Sentir Dor”. E hoje, o que a motiva a seguir cantando? Bem, entre outros motivos, a mescla de gerações que vê na plateia de seus shows país afora, e que a comove.

Amelinha Convida Zeca Baleiro – Nesta quinta-feira (21), às 21h, no Teatro Bradesco (rua da Bahia, 2.244). Ingressos: R$100 e R$50 (meia). *Colaborou Cássio Leonardo /Especial para o Hoje em Dia

“Esses 40 anos chegaram de repente e, olhando para a minha carreira, percebo que valeu a pena, porque tive um olhar que foi muito além do mercadológico: um olhar utópico e idealista” Amelinha cantora
 

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por