Para seguir cultuando a sabedoria do Pequeno Príncipe

Patrícia Cassese
12/10/2015 às 08:35.
Atualizado em 17/11/2021 às 02:01
 (Divulgação)

(Divulgação)

Desde a estreia do filme “O Pequeno Príncipe”, de Mark Osborne, em agosto deste ano, o personagem de Antoine de Saint-Exupéry (1900 – 1944) voltou à baila, com toda a força que, de fato, merece. Ainda na esteira dessa nova tomada de fôlego de uma obra que, por longo período, chegou a ser publicamente depreciada (apontada como livro de cabeceira de mocinhas que só se preocupavam com a aparência), a HarperCollins Brasil preparou um lançamento de encher os olhos.

Na verdade, um lançamento triplo, que, inclusive, marca a aterrissagem da casa editorial (uma das maiores do mundo) no Brasil – anteriormente, a obra do autor francês era publicada pela Ediouro.

O texto integral (64 páginas, R$ 29,90 o livro físico e R$ 19,90 a versão digital) compõe o principal deles, que ganha uma caprichada e luxuosa edição (a 53ª, para sermos mais exatos), com capa dura, formato “deitado” e tradução de Dom Marcos Barbosa.

No recente filme, a história de Exupéry ganha novos personagens, como a garotinha que tem a vida toda planejada pela mãe. Até que, um belo dia, um pequeno incidente faz com que se aproxime do vizinho (confira, ao lado, os dois outros lançamentos, alusivos ao longa-metragem).

No caso do livro que abriga o texto integral, o trabalho gráfico – preciosíssimo – leva assinatura de Karine Benoit. Com sede em Nova York, a Harper Collins tem uma curiosidade a ser destacada: é a responsável pela edição dos livros do mago Paulo Coelho nos Estados Unidos.

História
Aqui, temos a introdução da garotinha, cuja vida já foi toda esquematizada, numa rotina rigorosa de estudos. Até que um aviãozinho de papel aterrissa em sua escrivaninha. E não se trata de um papel qualquer. 80 páginas.

Livro ilustrado
O filme também é a base deste livro cativante, que, como o próprio nome indica, prioriza o material visual. Mas, claro, a história da garotinha ajuizada dá suporte à narrativa, que ganha fôlego com o já citado avião de papel.
 

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por