IPATINGA – O Parque Ipanema, umas das maiores áreas verdes em espaço urbano do país, com cerca de 12 mil árvores, foi revitalizado. As intervenções no principal cartão postal de Ipatinga, cidade polo do Vale do Aço, duraram quatro meses e exigiram investimento de quase R$ 500 mil. 
 
Desde que foi construído no início dos anos de 1980, esta foi a primeira intervenção no espaço projetado por Burle Max. O Parque Ipanema é referência em lazer para a região. O desafio agora, diz a secretária de Serviços Urbanos e Meio Ambiente, Cláudia Brum, é conscientizar a população sobre a importância da manutenção do espaço. 
 
O complexo do Parque Ipanema totaliza mais de um milhão de metros quadrados de área verde e, segundo a secretária, as intervenções resultaram de uma parceria entre a prefeitura e iniciativa privada. Um novo parque infantil foi instalado para a diversão das crianças e as quadras poliesportivas receberam pintura e piso novos. As traves de gol e tabelas de basquete foram trocadas, e os campos de futebol, reformados. A ponte e o deque da ilha foram totalmente recuperados. 
 
Além disso, o Parque da Ciência recebeu telhado novo, e o anfiteatro e as áreas de vivên-cia e de eventos ganharam pinturas novas. Os banheiros feminino e masculino passaram por reforma. “Fizemos tudo respeitando o projeto de Burle Marx. As intervenções foram feitas para deixar a área de lazer ainda mais bonita e agradável, além, é claro, de segura para os usuários”, disse.