Peça ‘O Urro’ explora recursos audiovisuais para desvendar a sociedade

Vanessa Perroni - Hoje em Dia
20/02/2015 às 09:04.
Atualizado em 18/11/2021 às 06:05
 (Guto Muniz/Divulgação)

(Guto Muniz/Divulgação)

O audiovisual em cena é recurso constante no espetáculo “O Urro”, dirigido por Carlos Rocha em parceria com Gil Amâncio, ambos da extinta companhia Sonho e Drama (1979-1989). O universo do ser humano no limite é o pano de fundo da ficção que propõe uma metáfora do grito do homem que se encontra encurralado nas grandes metrópoles.

O espetáculo, que entra em cartaz pela Campanha de Popularização, marca a volta de Carlos Rocha ao posto de encenador após quase uma década longe da função.
Durante esse intervalo, o veterano diretor mineiro esteve como gestor à frente do Teatro Francisco Nunes e do Festival Internacional de Teatro de Belo Horizonte, onde atuou por 15 anos.

“Não sobrava tempo para me envolver em processos de criação”, justifica Rocha, que assinou a dramaturgia de alguns espetáculos.

“O Urro” é fruto da trilogia “Fábulas Urbanas”, que o diretor vem desenvolvendo há alguns anos. “O Desaparecimento de Dylan” e “O Lixão”, ainda inacabados, compõem as outras partes da saga.

“A peça fala dos paradoxos urbanos. Uma cidade com tanta gente e tanta solidão. Mostramos as possíveis relações a serem estabelecidas ou não dentro do espaço”, conta.

Diante desses elementos, o diretor utilizou múltiplas linguagens para construir a narrativa da montagem, que mescla texto, música, história em quadrinhos, animação e projeção de vídeos na performance cênica.

Apenas o ator André Senna sobe ao palco para desfiar essa história que se passa na cidade batizada de Urbanus, desenhada pelo quadrinista Marcelo Lélis. A identidade visual do espetáculo é o HQ.

“Estão ali valores culturais, políticos e comportamentais da sociedade contemporânea”, complementa o diretor.

O Urro

Múltiplas linguagens. Funarte MG (Rua Januária, 68, Floresta).
Até 8/3. De quinta a sábado, às 21h, e domingo, às 20h. R$ 10 (postos Sinparc).

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por