A tragédia que destruiu a vida de centenas de famílias em Mariana no último dia 5 de novembro comoveu os integrantes de umas mais importantes e engajadas bandas de rock do planeta, o Pearl Jam.

"É duro quando essas grandes empresas usam e abusam da terra apenas para lucrar. Sem nenhum respeito pelo meio ambiente eles provocam acidentes que destroem rios. Esperamos que eles sejam punidos e sejam cada vez mais punidos para que nunca se esqueçam do triste desastre causado por eles", disse Eddie Vedder em português.

Ainda segundo o vocalista da banda, a pretensão do grupo é criar um fundo para onde será destinado o valor arrecadado no show em BH. Assim, a banda pretende doar o cachê e os ingressos vendidos para as famílias atingidas pelo rompimento da barragem da mineradora Samarco.

Tocando em solo mineiro pela primeira vez, o Pearl Jam fez show nessa sexta-feira (20) no Mineirão. Foram três horas de apresentação, 36 músicas e pura empatia com seus mais de 40 mil fãs.

"Eu quero dizer uma coisa que eu nunca disse antes: 'E aí, Belo Horizonte?!' Temos um bom pressentimento para essa noite. O Mineirão é nosso!", disse o vocalista mais uma vez em português.

Um dos momentos mais emocionantes do show, no entanto, deu-se quando Ed pediu para que o público ligasse as lanternas dos celulares. E foi, em um Mineirão iluminado, que milhares de pessoas lembraram os mortos do ataque terrorista em Paris na noite de 13 de novembro. Em coro, músicos e público cantaram juntos "Imagine", de John Lennon.

 

 

Alma jovem

Para além da nobreza dos gestos humanitários, os cinquentões, entre um gole e outro de vinho, ensinaram também porque são referências no mundo do bom e velho rock'n roll.

Para começar, Eddie Vedder e companhia se recusam a repetir setlists. Cada show é sempre uma nova experiência. E talvez seja por isso que cada um dos integrantes transpire tanta empolgação.

Há mais de 20 anos na estrada, os senhores do Pearl Jam se assemelham a jovens garotos que acabaram de montar uma banda e estão ansiosos para fazer seu primeiro grande show fora da garagem. Para se ter uma ideia: em BH, Ed e o guitarrista Stone Grossard desceram do palco e ficaram mais de três minutos só cumprimentando fãs.

 

 

"Você não pode ser uma verdadeira banda sem um grande baixista e um baterista. Somos muito sortudos pois temos os dois e ainda são grandes amigos. Os melhores que alguém pode ter", ressaltou Ed em outro momento do show.

Há que se destacar que, embora seja Ed a cara - e a voz da banda - lá em cima, no palco, não parece haver espaço para vaidades, intrigas ou disputas de ego (tão comuns no mundinho do show business). O Pearl Jam é, claramente, maior do que qualquer pecado capital.

Uma crônica sobre o show desta sexta, aliás, jamais será capaz de transcrever a emoção que sentiu a fã que ganhou o pandeiro autografado com os desejos de "feliz aniversário ".

Tampouco dos canadenses que seguem a turnê dos caras mundo afora e puderam cantar o trechinho de uma música segurando firme um dos microfones cedidos pela banda.

Como descrever em um texto a emoção dos amigos Matheus, Wladimir e Henrique que anteviam só pelos primeiros acordes qual seria a canção da vez? Ou da menina que nos ombros do pai foi vista pelo vocalista que disse visivelmente emocionado: "estou feliz por ver uma criança aqui"?

Fato é que são muitos os motivos que podem levar a consagração de uma banda nos dias de hoje, mas poucos são tão nobres como os que mantém o Pearl Jam no lugar de onde ele provavelmente nunca vai sair: o topo.

 


Set List

01. Rain-(Lennon, McCartney)

02. Sometimes

03. Elderly Woman Behind The Counter In A Small Town

04. Go

05. Mind Your Manners

06. Once

07. Got Some

08. Rearviewmirror

09. Pilate

10. Evenflow

11. Infallible

12. Given To Fly

13. I’m Open

14. I Am Mine

15. Satan’s Bed

16. Deep

17. Jeremy

18. Why go

19. Bee Girl

20. Sleeping By Myself

21. Imagine-(Lennon)

22. Sirens

23. Do The Evolution

24. Want You So Hard (Bad Boy News)-(Hughes, Homme)

25. Corduroy

26. Mankind

27. Porch

28. Eruption-Van Halen

29. Garden

30. Comfortably Numb-(Gilmour, Waters)

31. Lightning Bolt

32. Black

33. Sonic Reducer-(Bators, Blitz, Chrome, Magnum, Thomas, Zero)

34. Alive

35. Rockin' In The Free World-(Young)

36. Yellow Ledbetter/Little Wing-(Hendrix)