Peixonauta sai da TV para a tela grande

Paulo Henrique Silva
phenrique@hojeemdia.com.br
26/01/2018 às 17:49.
Atualizado em 03/11/2021 às 00:59
 (RIOFILME/DIVULGAÇÃO)

(RIOFILME/DIVULGAÇÃO)

Depois de “Historietas Assombradas”, chegou a vez da série “Peixonauta” ganhar a forma de filme. Já em cartaz nos cinemas, a produção comprova o bom momento vivido pela animação brasileira e antecede outros produtos 100% nacionais que migrarão para a tela grande, como “AmigãoZão” e “O Show da Luna”. Para Célia Catunda, uma das diretores do filme e produtora da série exibida no Discovery Kids, o longa-metragem é uma forma de expandir o público do programa e também de desenvolver uma história de maior fôlego. “Após mais de 100 episódios, é a primeira vez que os personagens sairão do ambiente original”, registra. Peixonauta é um detetive-peixe que, para realizar suas investigações no Parque das Árvores Felizes, ao lado dos amigos Marina e Zico, usa uma espécie de escafandro. No filme, ele se vê obrigado a sair do parque para descobrir o paradeiro do Dr. Jardim, avô de Marina, e de outras pessoas que estão desaparecendo na cidade. Liderança“O filme traz um desafio maior para nós, sem perder de vista o DNA da série. Peixonauta está mais equipado, com uma mochila capaz de levá-lo ao espaço, além de ter que mostrar um perfil de liderança. Na TV, ele era mais ingênuo, indeciso”, observa a realizadora do longa ao lado de Kiko Mistrorigo e Rodrigo Eba!. O filme não abre mão de alguns dos jogos de interação da série com o público, como criar uma sequência rítmica de palmas e pés para abrir a POP e descobrir as pistas secretas. “A série foi feita para crianças de até sete anos, mas, com uma trama mais complexa, acreditamos que os meninos de dez anos também vão se divertir”. Célia lembra que uma animação nacional de qualidade só foi possível com a criação de cotas específicas para o gênero nos editais públicos. O personagem foi apresentado primeiramente no mercado internacional, agradando em cheio os executivos do Discovery Kids, que, a princípio, queriam o Peixonauta como mascote do canal.  A TV PinGuim, produtora comandada por Célia e Mistrorigo, convenceu a chancela a produzir a série, que ganhou 52 episódios em 2009. Quatro anos depois, uma nova temporada foi feita, com o mesmo número de capítulos. “Estamos planejando uma terceira para o ano que vem”, adianta a diretora. 

Na língua inglesa, o Peixonauta ganhou o nome de Fishtronaut, enquanto que, nos países de idioma espanhol, ele é conhecido por Peztronauta

 Criada em 1989, a TV PinGuim também está por trás do sucesso de “O Show da Luna”, que foi ao ar em 2014 e logo ganhará uma versão em cinema. Produzido especialmente para o cinema, “Tarsilinha”, sobre uma menina de oito anos que se envolverá com desenhos inspirados pela pintora modernista Tarsila do Amaral, também está em produção.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por