Pela 1ª vez, Wikipédia faz vídeo de retrospectiva

Hoje em Dia
18/12/2014 às 10:42.
Atualizado em 18/11/2021 às 05:25
 (YouTube/Reprodução)

(YouTube/Reprodução)

Com os dias contados, o ano de 2014 foi de grandes histórias. Isso significa que é hora de recapitular o que aconteceu nos últimos 12 meses. Grandes empresas como o Facebook, Google e Twitter além de outras, fizeram sua retrospectiva dos assuntos mais marcantes em suas plataformas no decorrer do ano. E, pela primeira vez, a  Wikipédia se juntou a essa tradição destacando de uma forma que só ela poderia fazer, quais foram os assuntos
de maior importância, eventos memoráveis de 2014.

Entidade que controla a Wikipédia, a Wikimedia Foundation usou a tag #Edit2014 para mostrar os principais artigos editados no site.

De forma simples, o vídeo mostra o site Wikipédia, fazendo uso de textos, fotos e vídeos, que foram enviados pelos seus colaboradores. É um exemplo não só de notícias do ano, mas também do alcance da Wikipédia como  uma plataforma de informação.

“Wikipedia reflete o mundo em torno de nós. A cada novo evento, ele muda e cresce, acomodando os nossos  triunfos e perdas humanas”, escreveu Katherine Maher da Wikimedia Foundation em um post sobre o projeto.

 

Katherine Maher

Entraram temas como Ebola na África ocidental, que gerou mais de 2.887 edições nessa página durante o ano. O desenrolar dos acontecimentos, com 90% das edições sendo feitas, entre julho e novembro, quando os eventos foram mais intensos. As eleições presidenciais do Brasil e a Copa do Mundo.

Wikipedia informou ainda que mais de 3 milhões de artigos foram criados durante o ano, e mais de 100 milhões de edições foram feitas ao longo do caminho, e suas páginas foram visualizadas cerca de 250 bilhões.

Assita ao vídeo:

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2022Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por