MADRI - A atriz Penélope Cruz volta ao cinema espanhol após anos de ausência e vai interpretar, segundo ela, um de seus melhores papéis, o de uma mulher que luta contra o câncer, em "Ma ma", um filme de Julio Medem que estreia na Espanha na sexta-feira. "É uma das personagens mais maravilhosas que já me ofereceram na vida", afirmou a atriz, de 41 anos, em uma entrevista à rádio Cadene Ser nesta quarta-feira, dia da pré-estreia em Madri. "Eu me apaixonei pela história dessa mulher, que é como uma deusa, uma sábia", completa a atriz que também é produtora do filme, reconhecendo que o papel a princípio a assustava.
 
O filme conta a história de uma jovem professora desempregada e com um filho, que após descobrir que tinha câncer de mama enfrenta o seu futuro com coragem, otimismo e uma dose de fantasia inevitável nas obras de Medem. "Era muito importante pra mim ousar e em nenhum momento me preocupar em estar bonita ou feia", disse a atriz.
 
Penélope, que há dois anos teve seu segundo filho com o ator Javier Bardem, esteve ausente do cinema espanhol desde 2009, quando protagonizou "Abraços Partidos" e, em 2006, "Volver", ambos do diretor Pedro Almodóvar". Fez uma breve aparição junto a Antônio Banderas em "Os Amantes Passageiros" (2013), também de Almodóvar, que a levou brevemente de volta à sétima arte em seu país.