A lenda do garoto que não queria crescer e ansiava viver de aventuras será repaginada pela Cyntilante Produções neste domingo. A partir das 16h, será exibida a versão da companhia para Peter Pan, pelo Instagram, Facebook e YouTube do programa Diversão em Cena Online. Durante a transmissão, os adultos poderão reviver os tempos de infância.

A cia propôs a mamães e papais enviarem fotos de quando eram crianças com a hashtag #eunodiversaoemcena. A foto selecionada vai aparecer durante a live deste domingo.

Diretor e produtor da Cyntilante Produções, Fernando Bustamante opina sobre o fascínio que Peter Pan provoca em pessoas de todas as idades. "Acho que Peter Pan está muito no lugar da infância. No fundo, no fundo, nos perguntamos como seria o mundo se fôssemos crianças para sempre. E o Peter Pan é meio que o emblema disso. Ele mostra que tudo seria 'só' diversão. Não teríamos tantos problemas como temos hoje, e isso fica muito evidente nessa obra", afirma.

Na visão dele, este é um dos motivos para a história atravessar décadas e ser contada e recontada em livros, filmes, games, desenhos, peças de teatro e outras mídias.

"Ela mexe com um imaginário nosso, de um lugar dentro da gente, que é a infância, um lugar muito sagrado, e que nós, adultos, temos que voltar no tempo e revivê-la. Temos a oportunidade de fazer isso quando temos filhos. Como se fosse uma segunda chance. Acho que Peter Pan tem essa coisa atrativa para todos os públicos", disse.

Peter Pan

Dinâmica

Bustamante ressalta que a dinâmica de "Peter Pan" será bem semelhante à de "Os Saltimbancos". “A gente está descobrindo um novo formato de espetáculo na plataforma digital nomeada como teatro remoto. Uma forma muito interessante e a qual, sinceramente, não vi em outras companhias, que é a do recurso chroma key. Cada ator está em um lugar, mas, com este recurso, juntamos todos num mesmo cenário virtual. E a plateia acaba tendo a sensação de estarem todos juntos", comenta.

A previsão da companhia é que a live seja um sucesso similar ao de outras de suas produções. "Artisticamente, embora não seja teatro, pois está mais próximo do cinema, é um resultado muito interessante para as crianças. Mantemos diálogos, dramaturgia, músicas... 'Os Saltimbancos' foi um sucesso, tivemos mais de 15 mil visualizações. E a expectativa para Peter Pan é muito boa", ressalta.