Português para estrangeiros

Opinião / 03/10/2014 - 08h26

Por Cláudio Aguiar (*)

Diversidade cultural e receptividade. O Brasil é um destino muito procurado pelos estrangeiros. Segundo avaliação publicada pela revista americana “Time”, o Brasil aparece em 44º lugar, entre os 165 países mais procurados como destino turístico no mundo, com 5,67 milhões de visitas por ano. De acordo com os dados do último Censo publicado pelo IBGE em 2010, o número de estrangeiros residentes no Brasil era de 431.319. Esse volume dobrou, segundo o Departamento de Estrangeiros da Secretaria Nacional de Justiça. Houve uma elevação de 50% de estrangeiros vivendo no Brasil, sendo que, desde 2009, cerca de 7 mil se naturalizaram.

Com o crescimento da vinda dos estrangeiros, aumenta a busca por cursos de português voltados para esse público. Eles estão mais preocupados com o aprendizado da língua e veem como oportunidade de adquirir conhecimento para estudar e trabalhar no país.

O português é uma língua importante no contexto mundial, já que é o idioma oficial de oito países no mundo: Brasil, Portugal, Angola, Moçambique, Guiné-Bissau, Cabo Verde, São Tomé e Príncipe e Timor Leste. O português também é falado em algumas pequenas comunidades no mundo, como Zanzibar, Macau, Goa, Diu, Damão, e Málaca.

A Copa no Brasil foi uma ótima oportunidade para os turistas aprenderem um pouco do português e conhecerem a língua. Cerca de um milhão de estrangeiros, de 203 países, visitaram o Brasil durante a Copa do Mundo, segundo o Ministério do Turismo. A maioria, (61%) ainda não conhecia o país e elogiou os serviços de infraestrutura e turismo. A boa hospitalidade fez despertar o interesse e a curiosidade dos turistas em aprender mais, quem sabe voltar para fazer um curso e continuar o aprendizado.

A aprendizagem de um novo idioma é um desafio recompensador e uma experiência diferenciada. Estudar uma nova língua permite o conhecimento de outras culturas, lugares e pessoas.

Para os estrangeiros que decidem estudar o português, dedicação e disciplina são características primordiais para bons resultados, assim como no estudo de outras línguas. A metodologia de ensino deve ser diferenciada e especial, atendendo de forma personalizada cada aluno. Além da rotina de aula comum, é preciso realizar atividades fora do ambiente de sala, como passeios pela cidade, atividades culturais e visitas a centros comerciais que incentivam a conversação e possibilitam o conhecimento cultural do país e da língua.

Erros no princípio são comuns e mais que aceitáveis, o importante é conseguir se comunicar. O português é uma língua que está crescendo e ganhando espaço junto com o país. A cultura diversificada do Brasil proporciona inúmeros aprendizados para quem tem interesse e se permite conhecer.

(*) Professor e diretor da Focus Soluções em Idiomas
 


 

Compre Hoje

Aspirador de Pó 2 em 1
ObaTablet – Desenvolvido para 3º Idade
Kit ObaPhone Flip - Celular para Idosos
Kit Safe Clean - Aspirador de led e Compressor
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Comentários
Publicidade