Prefeitura de BH anuncia reforma dos três teatros municipais

Da Redação
27/02/2019 às 21:18.
Atualizado em 05/09/2021 às 16:45
 (Ricardo Laf/PBH/Divulgação)

(Ricardo Laf/PBH/Divulgação)

Os teatros Marília e Francisco Nunes serão fechados para reforma em março e abril. Já o Espaço Cênico Yoshifumi Yagi/Teatro Raul Belém Machado receberá nova pintura e instalação das varas cênicas e de luz, e permanecerá aberto durante os fins de semana com programação artística e cultural. Gerenciados pela Prefeitura de Belo Horizonte, os três espaços passarão a ter bilheteria eletrônica.

O anúncio da requalificação dos teatros municipais foi feito nessa quarta-feira (27) pela Prefeitura de Belo Horizonte, em nota divulgada pela Secretaria Municipal de Cultura e Fundação Municipal de Cultura. Na nota, a PBH informa que, ao mesmo tempo, serão abertos editais para a seleção de produções artísticas que irão compor a programação destes espaços.

A gerente dos teatros, Sonia Assunção, explica a necessidade da suspensão temporária das atividades nos espaços em função da reforma. “As intervenções necessitam de medidas como cortes temporários de água e energia, e, por medida de segurança, a suspensão do trânsito de pessoas nos espaços, que receberão reparos como foyer, plateia e palco”, afirma Assunção. Entre os serviços, serão feitas melhorias nas redes elétricas e hidráulicas, reposição de vidros, lâmpadas e ar condicionado, recuperação de pisos, reparação dos telhados e camarins para correção de infiltrações e reinstalação do sistema de para-raios.

Fachada

O Teatro Marília recebe, ainda, uma reforma total na fachada, prevendo a substituição das esquadrias e dos vidros, e a revitalização do mezanino, espaço onde já funcionou o histórico Bar Stage Door e a Galeria Guignard. 

Segundo a diretora de promoção das artes da Fundação Municipal de Cultura, Aline Vila Real, o programa tem como objetivo aprimorar e ampliar a programação nos teatros municipais, de forma que possam assumir, para além da sua vocação como espaço de fruição artística, o seu papel propositivo e, consequentemente, de fortalecendo de sua identidade.

Até março, serão lançados três editais: o CenaPlural, o Chamamento e Autorização de Uso dos Teatros Municipais e o Chamamento para Autorização de Uso da Esplanada do Espaço Cênico Yoshifumi Yagi. 

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por