"Primeiro Ato" trabalha conceitos físicos e filosóficos em “InstHabilidade”

Cinthya Oliveira - Hoje em Dia
29/05/2014 às 07:16.
Atualizado em 18/11/2021 às 02:46
 (Guto Muniz)

(Guto Muniz)

A inquietude que todo o mundo vivencia neste momento é o ponto de partida para o espetáculo “InstHabilidade”, que o grupo Primeiro Ato estreia na sexta-feira (30), no Teatro Bradesco. A direção, dessa vez, é assinada por Suely Machado com o bailarino da companhia Alex Dias – responsável também por fazer o levantamento de músicas de diferentes países que compõem a trilha sonora.
 
A criação nasceu de perguntas que trafegam entre a ciência e a filosofia. O ato de cair e se levantar aqui toma diferentes sentidos. “Nesse momento, nos perguntamos sobre quais são as nossas habilidades para se manter em harmonia e equilíbrio. O que nos ampara, nos ajuda a verticalizar? Fisicamente, cada passo é momento de equilíbrio em meio à instabilidade. Cada passo é a interrupção de uma queda, algo que nos é peculiar e essencial para a existência”, afirma a diretora da companhia, Suely Machado.
 
Segundo ela, mais uma vez o processo de criação contou com a colaboração dos sete bailarinos. Além de Dias, os outros integrantes atuaram na assistência de direção, concepção cênica, de figurinos e de maquiagem. E deram opiniões para a coreografia. Há ainda a contribuição de Erika Rosendo, bailarina radicada em Joinville que trabalhou com o Primeiro Ato ao participar do projeto de residência “Tecendo Encontros”.
 
“Essa é uma característica da companhia que permanece e se intensifica. Além de intérprete, o bailarino também é criador. Não é um trabalho coletivo, mas colaborativo. Eles são meus parceiros no trabalho e na vida”, diz Suely, lembrando de Tuca Pinheiro como maior exemplo de bailarino que cresceu dentro do Primeiro Ato e codirigiu espetáculos do grupo, para depois ter um trabalho independente reconhecido em diferentes espaços.
 
“InstHabilidade” celebra os 30 anos do Primeiro Ato e será apresentado durante toda a Copa do Mundo em diferentes cidades, como São Paulo e Ouro Preto, e em Inhotim. Em outubro, o grupo vai para a Espanha.
 
“InstHabilidade” no Teatro Bradesco (rua da Bahia, 2.244, Lourdes). Nesta sexta (30) e sábado (31), às 21 horas, domingo (1°), às 20 horas. R$ 30 e R$ 15 (meia)
 

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por