Profissionais da música buscam aperfeiçoamento em evento pioneiro no país

Raul Mariano
Hoje em Dia - Belo Horizonte
20/03/2016 às 13:46.
Atualizado em 16/11/2021 às 02:11
 (Raul Mariano/Hoje em Dia)

(Raul Mariano/Hoje em Dia)

Integrar as principais atividades do ofício musical em dois dias de imersão completa parece uma missão difícil à primeira vista. Mas se essa tarefa estiver nas mãos de César Santos, Christiano Caldas, Lincoln Cheib e Enéias Xavier - quatro dos mais expressivos nomes da música mineira contemporânea - a coisa muda de figura.

A prova foi a realização do 1º Camp Musical do Brasil, que aconteceu neste fim de semana no Morro do Chapéu, em Nova Lima, na Grande BH. O evento que contou com cerca de 50 participantes proporcionou a músicos e produtores uma rica troca de experiências envolvendo teoria e técnicas de produção.

O ação pioneira é um marco no campo da economia criativa no Estado, uma vez que agrega práticas cada vez mais presentes na vida dos profissionais da música. Ou seja, aprofunda o diálogo entre instrumentistas, engenheiros de som, professores e produtores musicais - funções totalmente entrelaçadas no ecossistema musical.

“Aqui podemos desmistificar a ideia de que músico bem sucedido é apenas aquele que faz sucesso. Isso ajuda a derrubar preconceitos e mostrar para os participantes que aquele modelo arcaico de músico não cabe mais nos dias de hoje. Tentamos mostrar que a música é muito dinâmica, que o profissional pode criar as próprias oportunidades e, com isso, alcançar um retorno muito maior”, avalia o idealizador do projeto, César Santos.

O Camp Musical foi tão bem recebido pelo setor que o projeto deve se tornar itinerante. De acordo com Santos, já há, inclusive, convites para realização do evento em outros Estados brasileiros.

No que depender do currículo do quarteto, a ideia vai longe. Os músicos já trabalharam com vários integrantes do Clube da Esquina, além de grandes compositores mineiros como Samuel Rosa, Juarez Moreira e Vander Lee.
 

Compartilhar
Logotipo Hoje em DiaLogotipo Hoje em Dia

Fale conosco: (31) 3253-2207

ASSINEDigitalATENDIMENTO AO ASSINANTEBelo Horizonte 31 3236-8000Interior 31 3236-8000
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2022Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por