O Dia das Crianças não precisa ser celebrado somente nesta sexta-feira (12). Em Belo Horizonte, há eventos dedicados aos pequenos durante todo o feriadão. E o que é melhor: há dezenas de opções gratuitas de lazer para toda a família.

Mas também há opções para os adultos, como a Feira Experimente, no Jardim Canadá, o Circuito Cultural Pampulha e a apresentação da Orquestra Sinfônica de Minas Gerais no Parque Municipal.

Confira a programação e divirta-se:

QUINTA (11)

Rap e sonoridade setentista no Memorial Minas Vale

Política, amor, "setentismo" e cultura pop norteiam o trabalho dos MCs Dokttor Bhu e Shabê, que se apresentam nesta quinta. No repertório, as canções do disco de estreia "Conglomano", com destaque para o tema diversidade com letras impactantes e sonoridade fundamentada nos anos 1970.
Onde: Memorial Minas Vale
Quando: quinta, às 19h30

Pampulha recebe vários shows no feriadão

O Circuito Cultural Pampulha tem início nesta quinta-feira, na Praça Geralda Damata Pimentel, no final da avenida Fleming, com um leque de atrações musicais. Sobem ao palco Titane, Congadar e Chico César, a partir das 19h. Na sexta, a partir das 17h30, o evento recebe Maíra Baldaia, Bloco dos Pescadores e Espetáculo A Princesa Gaia. No sábado, às 17h30, é a vez de Tianastácia e Grupo Unión Latina.
Onde: Praça Geralda Damata Pimentel (rua Versília, s/n, Pampulha)
Quando: quinta, às 19h, sexta e sábado, às 17h30

Chico César

Chico César é uma das atrações do Circuito Cultural Pampulha

 

Exposição traz grandes nomes da arte abstrata

O CCBB inaugura nesta sexta uma mostra abrangente da mais representativa arte abstrata da América Latina. A exposição "Construções Sensíveis" traz 119 obras, de 59 autores de sete países da América Latina, em uma variedade de suportes: pinturas, desenhos, esculturas, objetos, instalações, fotografias e vídeos.
Onde: CCBB-BH (Praça da Liberdade)
Quando: de quarta a segunda, das 9h às 21h

Cine Santa Tereza exibe filmes infantis

A Fundação Municipal de Cultura apresenta, até dia 21 de outubro, a Mostra "Fantasia na Tela". Em comemoração ao mês das crianças, a programação é dedicada a filmes infanto-juvenis clássicos e contemporâneos. Na sexta, serão exibidos “Moleque” (16h30), “Branca de Neve e os Sete Anões” (17h) e “Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban” (19h). No sábado, é a vez de “A Casa Monstro” (17h). Já no domingo, será exibido “Harry Potter e o Cálice de Fogo” (19h).
Onde: MIS Cine Santa Tereza (rua Estrela do Sul, Praça duque de Caxias)
Quando: até dia 21

SEXTA (12)

Serraria recebe exposição de orquídeas

Apaixonada por plantas desde a infância, Olga Carneiro aliou seu amor a uma missão especial: fazer com que deficientes visuais tenham uma experiência sensorial de contato com as plantas. Durante a 39ª Feira e Exposição Nacional de Orquídeas, ela vai conduzir uma oficina de cultivo para pessoas cegas.
Onde: Serraria Souza Pinto (av. Assis Chateaubriand, 809, Centro)
Quando: sexta e sábado, das 9h às 18h, domingo, das 9h às 17h

Xbox gratuito e brincadeiras no feriado

Durante o feriado, o Minas Shopping oferecerá diversas atrações para crianças. A partir das 10h, estarão disponíveis os estandes gratuitos da Xbox Experience Brasil, com 26 estações de jogos, os ligados em tecnologia poderão se divertir com games como Far Cry 5, Minecraft 2, Disneyland Adventure e Fifa 19. Já às 14h, no estacionamento G2, terá início a programação gratuita do programa Cidade Encantada no Minas Shopping. Brincadeiras clássicas e oficinas de pintura serão algumas das atrações do evento, que contará ainda com espetáculos musicais e peças teatrais.
Onde: Minas Shopping (av. Cristiano Machado, 4000, União)
Quando: sexta, a partir das 10h

Autor lança nova edição do Samurai Boy

"O Ladrão de Javalis" é o nome da quarta edição impressa da HQ Samurai Boy, que será lançada no espaço BeGreen. Escrita e desenhada pelo quadrinhista belorizontino Dan Arrows, a HQ conta a história do pequeno Hiko, um filho de samurai que convive com um choque cultural permanente entre as tradições familiares e as situações do mundo atual. Haverá ainda atividades para os pequenos.
Onde: Espaço BeGreen - Boulevard Shopping (av. dos Andradas, 3000, Santa Efigênia)
Quando: sexta, às 15h

'Oba, é feriado' vai a Betim

A segunda edição do projeto "Oba, é feriado" acontece em Betim. No palco, a banda Nossa Senhora do Carmo, o Gupo Trampulim, com o espetáculo teatral "Uma Surpresa para Benedita", e o Palhaço Popó. Haverá, também o "Jogo Feriado" – um tabuleiro gigante com perguntas e respostas sobre o tema do feriado montado especialmente para o evento.
Onde: Praça Milton Campos, Betim
Quando: sexta, das 9h às 13h

Recreação para os pequenos

Promovido pelo Movimento Agroecológico de Transformação Urbana, o Dia das Crianças do Cevae Morro das Pedras terá várias atividades como recreação, gincana, contação de história, oficina de origami, capoeira.
Onde: Rua Belford Roxo, 215, Nova Granada
Quando: sexta, das 13h às 19h, e sábado, das 9h às 17h

Troca de brinquedos entre crianças

A 7ª Feira de Trocas na Pracinha propõe uma reflexão sobre o valor das "coisas" e a importância dos momentos. A intenção é possibilitar que as crianças entendam um pouco mais sobre consumo, desapego e colaboração.
Onde: Parque Jacques Cousteau (rua Augusto José dos Santos, 366, Betânia)
Quando: sexta, das 14h30 às 16h

Brincadeiras no Parque das Mangabeiras

Espaço de Lazer do Sesc vai contar com brinquedos infláveis, cama elástica, jogos de mesa e tabuleiro, pintura facial, brincadeiras e animação com monitores, além de espaço kids.
Parque Municipal das Mangabeiras (rua José do Patrocínio Pontes, 580, Mangabeiras)
Quando: sexta, às 9h às 16h

Galo marca presença no Parque Municipal

O sexto Dia das Crianças Alvinegro acontece no Parque Municipal. Promovida pelos Embaixadores do Galo, a festa conta com a presença dos mascotes e distribuição de brindes alusivos ao Clube Atlético Mineiro.
Parque Municipal Américo Renné Giannetti (av. Afonso Pena, 1.377, Centro)
Quando: sexta, das 9h às 12

Shopping Del Rey tem atividades para crianças

No Shopping Del Rey, as crianças poderão aproveitar o feriado para brincar com o mascote Juba, colorir e assistir a uma contação de histórias do Grupo Trampulim. A programação do local conta com pinturinha facial, oficina de slime onde as crianças poderão criar sua própria massinha flexível, além da distribuição de algodão doce para todos.
Onde: Shopping Del Rey (av. Presidente Carlos Luz, 3001, Pampulha)
Quando: sexta, das 15h às 19h

Oficina de mini craques no CCBB

O público tem até segunda-feira para conferir a exposição itinerante "Museu do Futebol na Área" no CCBB. Neste último fim de semana, os pequenos visitantes poderão participar também de uma oficina de Mini Craques. Usando a técnica do kirigame, os participantes da oficina produzirão um personagem, seu mini craque! Ao final da atividade, cada um levará para casa a sua criação e também uma fotografia sua impressa tirada com Moto Snap Polaroid Insta Share Printer. A partir de 4 anos. São 15 vagas por oficina.
Onde: Centro Cultural Banco do Brasil (Praça da Liberdade)
Quando: sexta, às 10h e 15h

Espaço homenageia Fernando Sabino

Um espaço dedicado à memória de Fernando Sabino será inaugurado em Belo Horizonte em 12 de outubro, dia em que o escritor completaria 95 anos. Além de funcionar como registro histórico, o Espaço Cultural Encontro Marcado com Fernando Sabino abre as portas no Mercado Distrital do Cruzeiro com a proposta de promover a cultura e a educação entre os mais jovens. O espaço vai funcionar de terça à domingo, de 8h às 17h30. Nesta sexta, shows de Charanga Pop, Julio Ramirez, Mário Noia, Ritmos Urbano e João Vianna.
Onde: Mercado Distrital do Cruzeiro (rua Ouro Fino, s/n)
Quando: sexta, a partir das 12h30

SÁBADO (13)

Brasileiro e americano apresentam blues e soul

Tomás Lafetá, ou simplesmente Lafetah, é a atração musical de sábado no Memorial Minas Gerais Vale. O cantor e compositor se apresenta ao lado do guitarrista norte-americano Noah Haas, com ritmo que mistura MPB, blues e soul, sem deixar de lado o visual ousado que carrega sua marca.
Onde: Memorial Minas Vale (Praça da Liberdade)
Quando: sábado, às 15h

Santa Tereza recebe show com 400 participantes

O Instituto Unimed-BH celebra seus 15 anos com o espetáculo musical "Somos Feitos de Sonhos", com 15 canções que tratam de temas como esperança, força, superação, luta e conquistas. Participam cerca de 400 artistas que participam de projetos socioculturais. O público poderá conferir o show "Toquinho no Mundo da Criança".
Onde: Praça Duque de Caxias, Santa Tereza
Quando: sábado, às 18h

Mariana recebe vários palhaços

O circo se instala novamente em Mariana com a quinta edição do projeto Noites Circenses, realizado pelo Circovolante. A série de espetáculos começa com show dos palhaços Xinxin e Juaneto, do Circovolante e fundadores do Encontro Internacional de Palhaços. Na sequência, sobem ao picadeiro a palhaça Jojoba, do Clube Osquindô; e o palhaço-mirim Vinagre, de apenas 14 anos. Outra atração são os números de ilusionismo do mágico Silas, vencedor do concurso “Talentos da Mágica Nacional 2014”. Por fim, se apresenta o Grupo 6 no Samba.
Onde: Matriz de Nossa Senhora Aparecida (rua Diamantina, 660, Bairro Cabanas, Mariana)
Quando: sábado, das 19h às 23h

Banda de forró se apresenta no Grajaú

A Feira de Artes e Artesanato da avenida Silva Lobo recebe neste sábado a banda instrumental Cataventoré, com sonoridade que transita entre a MPB e referência da cultura de Minas e do Nordeste, unindo a percussão aos pífanos.
Onde: Praça da Saúde (avenida Silva Lobo, s/nº, entre as ruas Coruripe e Canaã)
Quando: sábado, das 10h às 16h

Experimente tem última edição do ano

A Experimente, feira de cervejas artesanais, completa quatro anos neste sábado, com a última edição de 2018. Além de contar com cervejarias e restaurantes, o público poderá curtir shows das bandas Shiron the Iron, Poison Gas e Mandrix. Entrada: um quilo de alimento não perecível, que será revertido em doação para uma instituição de caridade local.
Onde: Praça Quatro Elementos, Jardim Canadá, Nova Lima
Quando: sábado, das 11h às 18h

feira experimente

Feira Experimente realiza a última edição de 2018 neste sábado

Atividades e brincadeiras no MM Gerdau

Neste feriadão, o MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal terá uma programação especial com atividades, cultura e muitas brincadeiras para as crianças. O projeto “Se essa rua fosse nossa” ocupa diversos espaços do MM Gerdau e a Alameda da Educação, rua em frente ao Museu, propondo atividades que estimulam a apropriação de espaços públicos da cidade, oferecendo uma série de atividades inclusivas para pessoas com deficiências visual, auditiva e mobilidade reduzida.
Onde: MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal (Praça da Liberdade)
Quando: de quinta a domingo, das 14h às 17h

Leitura para crianças no Boulevard

O Boulevard Kids apresenta atividades para crianças durante todo o feriadão. Na sexta, é a vez da leitura dos contos de "Chapeuzinhos Coloridos", retiradas do livro de José Roberto Torero e Marcus Aurelius. No sábado, a garotada vai passear pelas histórias do Sítio do Picapau Amarelo. Na apresentação, marionetes e fantoches vão transportar o público para o universo do sítio com os contos que marcaram gerações. Já no domingo, a criançada irá ouvir a história do “Patinho Feio”.
Onde: Piso 3 do Boulevard Shopping, ao lado da Morana (av. dos Andradas, 3.000)
Quando: sexta a domingo, às 16h

Palhaço Treco Treco faz duas apresentações

Nesta sexta, o Anchieta Garden Shopping apresenta a peça de teatro “O Maior Mágico do Mundo”, com o palhaço Treco Treco. A atração conta ainda com pintura facial, algodão doce, pipoca e oficina de brincadeiras das 10h às 13h. No domingo, às 10h, o palhaço Treco Treco volta com a peça “Acorda Metrekinha”.
Onde: Anchieta Garden Shopping (av.Francisco Deslandes, 900)
Quando: sexta e domingo, às 10h

Leitura aberta para crianças

No sábado, o projeto "Santa Leitura" contará com uma mágica biblioteca a céu aberto, somente com livros de literatura infantil. Serão mais de mil títulos diferentes espalhados, à disposição para o público ler na hora.
Onde: Praça Comendador Negrão de Lima, Floresta
Quando: sábado, 10h

DOMINGO (14)

Sinfônica apresenta trechos de ópera

A Fundação Clóvis Salgado realiza mais uma edição da série Concertos no Parque. Dessa vez, o repertório fica por conta da nova produção da FCS, a ópera inédita “O Holandês Errante”, de Richard Wagner. Com regência de Silvio Viegas, a Orquestra Sinfônica e o Coral Lírico de Minas Gerais interpretam trechos dessa grandiosa produção wagneriana.
Onde: Parque Municipal Américo Renné Giannetti (av. Afonso Pena)
Quando: domingo, às 10h

 

sinfônica no parque

A Orquestra Sinfônica se apresenta no Parque Municipal