Estamos no período de férias e muitos pais ficam caçando programas divertidos e baratinhos para curtir com as crianças. Felizmente, em Belo Horizonte, há muitas opções gratuitas de atrações para os pequenos. Tem parque temático, atividades educativas, teatro, rua de lazer…

Para os adultos, a boa pedida fica por conta do retorno da programação do Cine Humberto Mauro, com clássicos musicais, e os ensaios de blocos de Carnaval. Confira os destaques gratuitos do fim de semana:

 

SEXTA (11)

 

Parque do Homem-Aranha no Shopping Cidade

O Shopping Cidade está recebendo um parque temático do filme “Homem-Aranha no Aranhaverso”, onde as crianças irão se sentir como o super-herói e poderão se divertir em um painel de escalada (crianças acima de 5 anos e até 12 anos) e poderão tirar fotos em terceira dimensão (todas as idades). Haverá também, para a diversão dos pequenos, o Espaço CCAA: Have a Fun Vacation with CCAA. No espaço, monitores da escola de inglês e espanhol irão ministrar oficinas de desenho e jogos em inglês para crianças entre 3 e 14 anos, abordando elementos linguísticos e culturais americanos. Para participar desta atividade, não é necessário que as crianças tenham qualquer conhecimento prévio no idioma.
Onde: Shopping Cidade (rua dos Tupis, 337, Centro)
Quando: todos os dias, das 11h às 20h. Até dia 27

 

Jogo desafia participantes a dançar

O Shopping Estação BH oferece nas férias o Just Dance. Na brincadeira eletrônica, quatro participantes por vez selecionam uma música para imitar a coreografia de um dançarino virtual em cima de um palco. Eles fazem os passos enquanto são pontuados de acordo com a precisão de seus movimentos. O público acompanha a desenvoltura dos jogadores em uma pista de dança multicolorida de 160m².
Onde: Praça de Eventos do Shopping Estação BH (av. Cristiano Machado, 11833, Venda Nova)
Quando: segunda a sábado, das 10h às 22h; domingo, das 14h às 20h

 

Atividades e oficinas para crianças no MM Gerdau

O MM Gerdau apresenta vários eventos dentro da programação do projeto “Férias é no Museu”. Nesta sexta, tem a atividade “Pedra mole, pedra dura?”, em que serão apresentadas aos visitantes as principais propriedades minerais, como: brilho, cor, traço, densidade, etc. Além disso, eles poderão verificar características de algumas amostras a partir dos sentidos (olfato, tato, paladar, visão), promovendo aproximação do público com o universo mineral. Tem ainda, a partir das 13h, a oficina TridimencionAção, que busca sensibilizar o visitante em relação à criação artística por meio da prática escultórica.
Onde: MM Gerdau (Praça da Liberdade)
Quando: sexta, a partir das 13h

 

Música e gastronomia no projeto 'Na calçada'

O Shopping Minascasa realiza, nesta sexta, a primeira edição do ano do projeto "Na Calçada", que conta com diversas opções de food trucks e a participação do grupo musical Projeto Varal. Encabeçado pela cantora Fabíola Porto, o grupo interpreta músicas de vários estilos, passando por samba, sertanejo e MPB. E qualquer um que estiver na plateia pode fazer intervenções e participar.
Onde: Shopping Minascasa (av. Cristiano Machado, 3411, Ipiranga)
Quando: sexta, das 18h às 22h

 

Filmes brasileiros destacados em Santa Tereza

A Fundação Municipal de Cultura apresenta, até 31 de janeiro, no MIS Cine Santa Tereza, a "Mostra Geleia Geral", com exibições de filmes brasileiros que tematizam os elementos históricos diversos e conflitivos da nossa cultura e nossa identidade, além de discutirem sobre tradição e modernidade brasileira. Neste sábado, será exibido "Tapete Vermelho" (19h), enquanto no domingo será a vez de "Saneamento Básico" (17h) e "A Máquina" (19h).
Onde: MIS Cine Santa Tereza (rua Estrela do Sul, praça Duque de Caxias)
Quando: a partir de sábado

 

Cine Humberto Mauro apresenta musicais

Estreia nesta sexta a mostra “Musicais de Ouro”, que reúne 39 longas do gênero. Os filmes selecionados abrangem desde a era de ouro das produções de Hollywood até sucessos dos anos 2000, passando por produções estrangeiras e animações. Somente nesta sexta, serão exibidos os filmes “Rua 42” (15h), “O Picolino” (17h), “O Mágico de Oz” (19h) e “A Canção da Vitória” (21h).
Onde: Cine Humberto Mauro – Palácio das Artes (av. Afonso Pena, 1537)
Quando: a partir desta sexta, vários horários

"O Mágico de Oz" será relançado em 3D

O clássico "O Mágico de Oz" será exibido nesta sexta

 

SÁBADO (12)

 

Encenação sobre meio ambiente para crianças

Ao longo deste sábado, o MM Gerdau recebe várias apresentações da encenação “Os Morros Adormecidos”, que faz alusão à chegada dos portugueses (povo nanico) à terra dos indígenas (gigantes guardiões da natureza). Nessa história, a fantasia, a imaginação, a música e o conto somam-se para trazer ao espectador questões relacionadas ao meio ambiente e outra versão sobre a origem dos morros tão presentes na paisagem das Minas Gerais e que circundam a cidade de Belo Horizonte.
Onde: MM Gerdau (Praça da Liberdade)
Sábado: ao longo do dia

 

Contação de histórias sobre mulheres incríveis

Marta fez história ao superar a marca de 95 gols de Pelé. Sônia Guimarães também: tornou-se a primeira professora negra do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA). Dividir essas histórias inspiradoras de protagonismo feminino com todos os públicos do Espaço do Conhecimento UFMG é a proposta da contação de histórias “Mulheres Incríveis”, que acontece no sábado. A atividade será acessível em Língua Brasileira de Sinais (Libras).
Onde: Espaço do Conhecimento UFMG (Praça da Liberdade)
Quando: sábado, 18h15

 

DOMINGO (13)

 

Savassi terá show para crianças

O BH é da Gente – Savassi está de volta neste domingo. Na programação, tem rua de lazer (espaço para recreação com equipamentos de rua de lazer como brinquedos infláveis, camas elásticas, mesas de totó, piscina de bolinhas e oficina de pintura de rosto) e apresentação musical com animação do mascote Urso Freddy e degustação de sorvetes.
Onde: Trechos das avenidas Cristóvão Colombo e Getúlio Vargas, Savassi
Quando: domingo, das 9h às 13h

 

Brincadeiras para os pequenos na região Oeste

No BH é da Gente – Silva Lobo deste domingo, a criançada poderá contar com uma rua de lazer - espaço para recreação com equipamentos de rua de lazer como camas elásticas, mesas de totó, piscina de bolinhas e oficina de pintura de rosto.
Onde: av. Silva Lobo, entre as ruas Xapuri e Garret
Quando: domingo, das 9h às 13h

 

Crianças se divertem na Pampulha

No BH é da Gente – Guarapari deste domingo, o público vai contar com rua de lazer - espaço para recreação com equipamentos de rua de lazer como camas elásticas, mesas de totó, piscina de bolinhas e oficina de pintura de rosto.
Onde: av. Guarapari, entre a avenida Portugal e a rua Deputado Salim Nacur
Quando: domingo, das 9h às 13h

 

Música na Feira de Artesanato do Mineirinho

A Feira de Artesanato do Mineirinho oferece atrações musicais, mais uma vez, neste domingo. A abertura, às 11h, começa com o samba da banda Raça Brasil e, na sequência, sobe ao palco o grupo Diga Lá. E, a partir das 14h, a cantora Manu Rosa apresenta um repertório com axé e sertanejo, com pegadas de Carnaval.
Onde: Mineirinho (avenida Antônio Abrahão Caram, 1000, São José, Pampulha)
Quando: domingo, a partir das 11h

 

Apresentação de 'Aladim' no Boulevard

O Boulevard Shopping preparou uma programação para o público infantil curtir as férias de janeiro com apresentações teatrais. Neste domingo, o shopping recebe o pocket-show "Aladim", com o famoso conto das Mil e Uma Noites sobre o jovem que descobre um gênio maravilhoso dentro de uma lâmpada mágica.
Onde: Piso 3 do Boulevard Shopping, ao lado da loja Artex (Av. dos Andradas, 3.000, Santa Efigênia)
Quando: domingo, às 15h

 

Teatro lambe-lambe no Memorial

Imagine uma boneca de pano que mora sozinha dentro de uma caixa de costura e de repente decide driblar a solidão e a monotonia transformando o seu quarto no melhor lugar do mundo. Essa é uma das histórias que será contada no domingo, no formato de teatro lambe-lambe, dentro do projeto "Eu, Criança, no Museu". As cenas vão acontecer dentro de quatro caixas pretas em que o espectador assistirá tudo por um buraquinho, sem interferência da luz ou ambiente externo, e os personagens serão vividos por pequenos bonecos, feitos e animados pelos próprios artistas.
Onde: Memorial Minas Gerais Vale (Praça da Liberdade)
Quando: domingo, das 11h às 12h30

 

Ensaio aberto de bloco LGBT

Levantando a bandeira das mulheres lésbicas e bissexuais, o bloco de Carnaval Truck do Desejo realiza um ensaio com banda neste domingo. No repertório, músicas importantes para o movimento LGBT.
Onde: Armazém do Campo BH (av. Augusto de Lima, 2136, Barro Preto)
Quando: domingo, das 12h às 15h30

 

Ensaio aberto do Havayanas Usadas

O grupo Havayanas Usadas realiza o primeiro ensaio aberto do ano neste domingo. A bateria está fechada, mas quem quiser poder comparecer para cantar e dançar. O ingresso gratuito deve ser retirado no Sympla.
Onde: A Fábrica (av. Teresa Cristina, 295, Prado)
Quando: domingo, das 15h às 18h