Projeto Gambiologia, de Belo Horizonte, lança ação internacional sobre consertos

Da Redação
almanaque@hojeemdia.com.br
20/09/2021 às 16:52.
Atualizado em 05/12/2021 às 05:54
 (FRED PAULINO/DIVULGAÇÃO)

(FRED PAULINO/DIVULGAÇÃO)

Nesta terça-feira (21), o projeto 'Tales of Care & Repair' (traduzido como 'Conserta & Conta') chega ao Brasil. Depois de ser lançado na Índia, ele se propõe, em formato digital, reunir convidados que trazem distintas experiências para apresentar um panorama nacional com objetivo de reimaginar a ideia de “conserto” de forma coletiva e diversa, mirando a regeneração socioeconômica e ambiental.

O seminário “Reparos, reparações e realidades brasileiras" reunirá, a partir das 10h, via Zoom, a ex-ministra do Meio Ambiente Izabella Teixeira, o professor Ricardo Abramovay, o cientista social Pedro Belascoo, o ativista quilombola Nêgo Bispo e a artista Cinthia Mendonça para, junto ao público, refletir sobre uma compreensão expandida a respeito das práticas de reparos no Brasil. A mediação será do coordenador do projeto Gambiologia, Fred Paulino.

que disponibilizará um repositório audiovisual de mil exemplos de reparos documentados nos três países. 

Essa galeria pretende apresentar não somente os aspectos estéticos e funcionais evidentes na manutenção de objetos do cotidiano, mas também focar nos contextos sociais e ambientais por trás dos mesmos, como: as habilidades aplicadas na realização dos reparos, as histórias relacionadas, o contexto socioeconômico em que são realizados e o aproveitamento de recursos envolvido.

Ao destacar histórias de consertos, um conjunto complexo de dinâmicas é revelado, como por exemplo as questões relacionadas à obsolescência programada, à eficiência de recursos, aos ciclos econômicos e aos efeitos da poluição e do acúmulo de resíduos no planeta. Essas histórias também chamam a atenção para o que priorizamos consertar. Elas apontam para o valor que damos aos nossos bens e para as diferenças culturais e geográficas relacionadas aos consertos, tudo isso vinculado aos fluxos globais de gestão de resíduos. 

Além do site e de um seminário em cada país, o projeto vai realizar 12 oficinas e um encontro internacional com duração de dois dias.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por