Em 2013, Hamilton de Holanda lançou um dos mais belos projetos instrumentais dos últimos anos. Era o álbum “Mundo de Pixinguinha”, em que ele levava partituras do mestre do choro para jazzistas de diferentes países e depois registrava um encontro com seu bandolim. Os resultados são surpreendentes e sensacionais.

O disco rendeu uma turnê pelo país e, finalmente, sai em DVD. Em “Mundo de Pixinguinha – Ao Vivo”, o bandolinista conta com as participações ilustres do pianista paulista André Mehmari, do pianista cubano Omar Sosa, do acordeonista francês Richard Galliano e do pianista italiano Stefano Bollani. 
Além das incríveis composições de Pixinguinha, há também criações de outros músicos que possuem alguma relação com o mestre dos mestres.
Assim, o repertório conta com “Nasce um Anjo” (de Mehmari), “Capricho de Pixinguinha (de Hamilton), “Dos Caminos” (de Sosa), “Feira de Mangaio” (de Sivuca e Glorinha Gadelha), entre outros. 

A maior parte das músicas são executadas em duos, mas há momentos de quebra. “Carinhoso”, por exemplo, conta com o encontro dos cinco músicos. O interessante é ver como a música brasileira pode ganhar novas cores ao contar com a participação dos estrangeiros. Fica ainda mais universal.