Se você viveu na década de 1990, a chance de que tenha na memória os versos “somos amigos pra valer/amigos sempre vamos ser” é enorme. O trecho é parte do refrão de “Canção da Amizade”, que reúne Zezé di Camargo & Luciano, Leonardo e Chitãozinho & Xororó e era tema do especial de fim de ano “Amigos”, exibido entre 1995 e 1998, na Rede Globo.

Fora das telinhas há quase duas décadas, os “amigos” retomam a parceria, agora em turnê pelo país. A estreia de “Amigos 20 anos – A História Continua” acontece no sábado em Belo Horizonte.

Os cinco artistas sobem ao palco, juntos, numa época recheada de revivals e turnês comemorativas, como a da dupla Sandy & Junior. Mas Xororó conta que a decisão pelo “reencontro” aconteceu por um desejo dos sertanejos. 
Sempre nos encontrávamos na estrada, fazendo shows ou em bastidores de programas, e lembrávamos da época com muito carinho”, conta.

No fim dos anos 1990, o foco não era a turnê. Mas as coisas mudaram em 2019. “Decidimos que era a hora certa de subirmos juntos ao palco novamente”, diz o cantor. 

Companheiro de dupla de Xororó, Chitãozinho destaca a alegria com o projeto. “Estamos mais maduros agora, mas a nossa essência continua a mesma”, garante. 

A apresentação acontece numa época em que o sertanejo tem se renovado e desdobrado em subgêneros como o universitário e o funknejo. 
“A música em si acaba tomando novas vertentes e isso não é ruim. As canções acabam alcançando um número maior de pessoas. As novas gerações também acabam cantando as nossas músicas de forma repaginada. Há espaço para todos os tipos de música”, avalia Chitãozinho. 

Lembranças

O show de 1997, gravado e transmitido pela TV, aconteceu em Belo Horizonte. Mas para Xororó foi o programa de estreia, gravado em 1995 em São Caetano do Sul (SP), o mais especial. “Quando vimos cerca de 100 mil pessoas cantando, não tinha como conter a emoção”, lembra. 

Para este sábado, os sertanejos apostam em um repertório com canções que marcaram as carreiras de cada um. O show em BH deve durar três horas. 

SERVIÇO:
“Amigos 20 anos – A História Continua”, sábado, às 20h, na Esplanada do Mineirão (Av. Antônio Abrahão Caram, 1001 – São José). Ingressos de R$ 40 a R$ 500