Há que se concordar: 2014 foi um ano generoso com o público mineiro no quesito fotografia.Nos 365 dias os mineiros tiveram a chance de conferir de perto festivais e mostras significativas para o segmento. A cidade de Tiradentes, por exemplo, ganhou a 4ª edição do Festival de Fotografia, enquanto Belo Horizonte assistiu suas ruas, praças e viadutos serem ocupadas pelo Festival Erro99.

Nas galerias, a capital ganhou mostras como “Gênesis”, no Palácio das Artes (e que contou com a presença do próprio autor, o fotógrafo Sebastião Salgado); além de “Em Desencanto – Fotografia Mineira Contemporânea”, exposição com 108 trabalhos de imagem e vídeo de 19 artistas e que pode ser vista no Museu Mineiro até 21 de dezembro.

E não só. Encerrando as atividades voltadas à categoria, o Multiespaço Oi Futuro recebe nesta quarta-feira (10) a última atração do Projeto Foto em Pauta 2014 – que neste ano celebrou 11 anos de vida. O convidado da vez é o artista Arthur Omar. Mineiro de Poços de Caldas, ele atua em diversos campos da arte: é documentarista, diretor de cinema, fotógrafo, desenhista, poeta e desenvolve reflexões acerca do processo de criação da imagem.

Na ocasião, o artista lança seu quinto livro batizado “Antes de VER Fotografia, Antropologia e As Portas da Percepção” (Cosac Naify, 272 páginas, R$ 179). A obra apresenta uma série de fotografias experimentais, retratos e personagens, realizadas a partir de matérias diversas. Composto por dez capítulos, a obra dá prosseguimento às pesquisas do autor em antropologia visual, iniciadas na Antropologia da Face Gloriosa. Agora o objeto de estudo é o que se passa antes de ver. As imagens, de caráter enigmático, são acompanhadas de novas proposições teóricas, em que o autor articula uma teoria fotográfica radical.

“A cada ano ampliamos mais o perfil dos artistas convidados. A ideia continua e, no ano que vem, o Foto em Pauta está garantido. A proposta é continuar trazendo profissionais que tenham trabalhos conhecidos ou estejam lançando livros e apostando em projetos inovadores”, explica o idealizador do evento, o professor Eugênio Sávio. Para esperar que 2015 seja ainda melhor, outra boa nova já foi divulgada: a 5ª edição do Festival de Fotografia de Tiradentes vai ocupar a cidade histórica entre os dias 18 e 22 de março.

FOTO EM PAUTA COM ARTHUR OMAR
Dia 10/12, às 19h30, no Multiespaço Oi Futuro (av. Afonso Pena, 4001, Mangabeiras). Entrada gratuita sujeita a lotação