Convocam-se artistas para ganhar as ruas de BH. A Segunda edição do TAU – Território Arte Urbana abre na quarta-feira (17) as inscrições para a mostra de intervenções artísticas a céu aberto na zona Leste da capital. O projeto vai selecionar 18 profissionais para intervir em fachadas, muros e vitrines de bares e comércios nos bairros Santa Tereza e Horto. 

Os escolhidos irão assinar 11 obras em espaços distintos, formando um circuito pelos bairros. Na rua Conselheiro Rocha, na parte baixa de Santa Tereza, haverá mais sete intervenções no muro do metrô.

Artistas de todo o Brasil, individuais, duplas ou coletivos podem participar da seleção. Serão admitidas obras em diferentes técnicas e linguagens como desenho, pintura, colagem, graffiti, muralismo, intervenção, escultura e fotografia.

A convocatória para os interessados vai até 12 de maio. Para se inscrever, o candidato deve acessar territorioarteurbana.com.br/inscricao. O site também traz o edital. Não é necessário pagar nenhuma taxa. 

A curadoria da mostra será feita pelos artistas visuais Karina Felipe e Binho Barreto. As ações acontecerão entre 12 e 21 de julho, com realização ao vivo pelas ruas dos bairros. Os trabalhos estarão expostos para visitação durante 42 dias, de 21 de julho a 1º de setembro. 

A partir das inscrições nesta convoca-tória, o projeto vislumbra também a possibilidade de um pequeno mapeamento de artistas de BH, Minas e do Brasil, dedicados a pensarem a relação entre a arte e a cidade.

A idealizadora do projeto, a produtora Gisele Milagres, aposta na democratização possibilitada pelo gesto de levar a arte para a rua. A expectativa, diz, é a de que o público participe dos processos de produção das obras e de toda a programação do evento, fazendo das vias públicas um espaço de convivência, conhecimento e cidadania, o que promoverá a sensação de pertencimento. 

O projeto tem realização da Mercê Soluções Culturais e é realizado com recursos da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte.

SERVIÇO:

Inscrições: 17 de abril a 12 de maio
Execução das obras: 12 a 21 de julho
Mostra aberta ao público: 21 de julho a 01 de setembro
Informações: www.territorioarteurbana.com.br