Projeto une concertos a palestras sobre vida e obra de Villa-Lobos

Jéssica Malta
jcouto@hojeemdia.com.br
19/06/2017 às 21:20.
Atualizado em 15/11/2021 às 09:09
 (Divulgação)

(Divulgação)

Celebrando os 130 anos de Heitor Villa-Lobos, o Quarteto Radamés Gnattali traz ao Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) de Belo Horizonte o projeto “Villa-Lobos em 4 concertos”, que revisita as principais obras do compositor das Américas. As apresentações, que têm entrada gratuita, acontecem em 21 e 28 de junho e 5 e 12 de julho.

A iniciativa surgiu como desdobramento de uma experiência anterior, que tinha como proposta a apresentação de todos os 17 quartetos de Villa-Lobos, conta Carla Rincón, diretora artística do projeto e integrante do quarteto.

O projeto deu tão certo que em 2009 foi registrado em DVD e Blu Ray, além de ter passado por diferentes lugares do mundo, como a Europa e o Japão.

Apesar do formato reduzido – as apresentações integrais eram feitas em seis concertos, a nova proposta conta com quatro –, o objetivo do projeto se mantém o mesmo: divulgar a trajetória e o desenvolvimento das obras de Heitor Villa-Lobos. E, para isso, a iniciativa traz uma imersão completa nos principais movimentos do compositor, além de palestras sobre a vida e obra dele, que precedem os concertos.

“O objetivo é apresentar um novo olhar sobre a obra de Villa-Lobos. Uma nova forma de vê-lo”, explica Carla, que ressalta a forte crítica marcada nos escritos sobre as obras do compositor, justificando a inclusão das palestras na programação.

“São escritos permeados por uma crítica marcada principalmente por questões políticas”, aponta.

Brasilidade
Idealizadora do projeto e fã confessa de Villa-Lobos, Carla garante que os espetáculos são capazes de emocionar o público. “Percebo que as pessoas enlouquecem com a música dele em qualquer lugar onde a gente toque”, conta.
Apesar das emoções evocadas pelas composições de Villa-Lobos, Carla ressalta a brasilidade como o principal elemento das obras do compositor.

“São obras muito brasileiras. Elas fazem com que, nesses momentos difíceis, de muitas diferenças políticas, a gente possa novamente olhar para a arte. Olhar para nossa música”, avalia Carla, que vê na cultura a capacidade de unir as pessoas.

“A arte e a cultura não são apenas enfeites. Elas têm essa proposta, estão em nós para criar uma noção de povo”, afirma.

Serviço:
Villa-Lobos em 4 concertos, com Quarteto Radamés Gnattali, no CCBB-BH (Praça da Liberdade, 450, Funcionários), em 21 e 28 de junho e em 5 e 12 de julho – palestras às 19h30 e concertos às 20h30. A entrada é gratuita.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por