Projeto “Velha Guarda da Vanguarda” promove encontros no CCBB até domingo

Cinthya Oliveira - Hoje em Dia
17/12/2015 às 07:02.
Atualizado em 17/11/2021 às 03:22
 (Rubens Matto)

(Rubens Matto)

Na década de 1980, surgiu uma turma de músicos tão criativa e interessante em São Paulo, que não demorou muito para que a imprensa logo os apelidasse de vanguarda paulista. Arrigo Barnabé, Itamar Assumpção, Luiz Tatit, Premeditando o Breque, Isca de Polícia, Tetê Espíndola, Alzira E, Língua de Trapo... a lista é grande.

Alguns desses artistas participam do projeto “Velha Guarda da Vanguarda”, que ocupa o Teatro I do CCBB-BH de quinta (17) a domingo (20). São quatro shows em que nomes daquela vanguarda paulista convidam jovens e talentosos músicos da atual cena artística da maior cidade do país.

Nesta quinta (17), Arrigo Barnabé sobe ao palco com sua banda e convida Vânia Bastos, que também fez sucesso entre os vanguardistas dos anos 80, e Kiko Dinucci, representando a nova geração. Nesta sexta (18) é a vez da Patife Band convidar Alzira E e Luz Marina. No sábado, o Isca de Polícia toca com Ná Ozzetti e Dani Black, enquanto no domingo, Premê convida Virgínia Rosa e Leo Cavalcanti.

Clara Crocodilo

De acordo com Arrigo, o show desta noite contará com muitas músicas que fizeram parte de “Clara Crocodilo”, seu cultuado debute fonográfico, que causou impacto em 1980. O repertório do álbum vai ganhar versões mais suingadas.

É um jeito de relembrar um momento bem criativo da música brasileira. De acordo com o artista, não havia um movimento coordenado, mas apenas um grande número de pessoas criativas que estavam produzindo ao mesmo tempo.

“A gente achava estranho ao ver que queriam dar um caráter de movimento ao que estava acontecendo, como se fosse algo pensado. Não era algo em que houvesse uma reunião para construir um manifesto”, diz o paranaense Arrigo, lembrando que boa parte dessa turma era formada por estudantes da Escola de Comunicação e Artes da USP. “Era um lugar onde havia interesse pela vanguarda da música erudita”.

“Velha Guarda da Vanguarda” no Teatro I do Centro Cultural Banco do Brasil – CCBB-BH (Praça da Liberdade, 450), de quinta (17) a domingo (20), às 20h. Ingressos a R$ 10 e R$ 5 (meia)

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por